VACINA CONTRA COVID-19

VACINA ASTRAZENECA: Risco de ATAQUE CARDÍACO aumenta em MULHERES; entenda

Após a primeira dose da vacina AstraZeneca, a chance de morte por infarto em mulheres era 252% maior

Imagem do autor
Cadastrado por

Alice Girão

Publicado em 31/03/2023 às 7:32
Notícia
X

Segundo uma análise dos registros de imunização e óbito na Grã-Bretanha, mulheres jovens, entre 12 e 29 anos, tiveram maior risco de morrer por problemas no coração em até 12 semanas depois de tomar a vacina AstraZeneca contra Covid-19.

Os cientistas já tinham conhecimento que a vacina poderia apresentar risco de produção de coágulos sanguíneos, o que a fez ser suspensa em abril de 2021.

Tanto para homens, como para mulheres, a chance de morte por ataque cardíaco depois de tomar a AstraZeneca era de 75% maior.

Porém, entre as mulheres, após a primeira dose, esse número dispara para 252%.

Nenhum aumento parecido foi identificado entre as outras vacinas produzidas contra Covid-19.

Leia nesta matéria:

  • Vale a pena tomar a vacina da AstraZeneca mesmo com os riscos?
  • AstraZeneca está sendo processada

VALE A PENA TOMAR A VACINA DA ASTRAZENECA MESMO COM OS RISCOS?

O estudo trouxe o receio de muitas pessoas em tomar a vacina, mas os cientistas logo esclareceram que o risco de qualquer complicação depois de tomar uma vacina contra Covid é "baixo e precisa ser avaliado contra os riscos associados à infecção dos não-vacinados com SARS-CoV-2".

"Quando você analisa os efeitos colaterais da vacinação, acho que é muito importante também ver os benefícios", ressaltou Vahé Nafilyan, estatístico sênior do Escritório Nacional de Estatísticas da Grã-Bretanha.

ASTRAZENECA ESTÁ SENDO PROCESSADA

Cerca de 75 famílias estão processando a farmacêutica AstraZeneca, de acordo com a revista médica britânica BMJ.

As família alegam que o processo é devido aos efeitos colaterais raros da vacina. Alguns perderam parentes e outros estão vivendo com sequelas causadas por coágulos sanguíneos.

O governo determinou indenização por danos causados pela vacina com um teto de £120 mil (R$ 758 mil) por pessoa. Porém, para receber, é preciso provar deficiência severa originada pela AstraZeneca.

INFARTO FEMININO: SEIS SINAIS de alerta para ataque cardíaco em mulheres:

Tags

Autor