MACONHA: Estudo aponta que uso da DROGA pode diminuir o TAMANHO dos TESTÍCULOS; entenda
Estudo publicado pela Oregon Health & Science University aponta que o uso crônico do THC pode encolher o tamanho dos testículos, além de prejudicar na fertilidade
Um estudo publicado pela Oregon Health & Science University aponta que o uso crônico do tetrahidrocanabinol (THC) pode encolher o tamanho dos testículos, além de prejudicar na fertilidade.
Leia nesta matéria:
- Uso de maconha pode encolher tamanho dos testículos e prejudicar fertilidade
- Como atenuar os efeitos?
USO DE MACONHA PODE ENCOLHER TAMANHO DOS TESTÍCULOS E PREJUDICAR FERTILIDADE
O estudo mostra que o uso excessivo da maconha pode promover mudanças no tecido dos testículos e afetar a quantidade de espermatozoides.
"As análises mostraram que a exposição ao THC causou uma redução significativa no tamanho dos testículos e afetou os hormônios produtivos masculinos, ambos os quais afetam negativamente a fertilidade geral", informa a pesquisa.
Além das mudanças provocadas nos testículos, o estudo também mostrou que a exposição ao THC altera genes importantes para o desenvolvimento do sistema nervoso.
"É muito importante que pesquisemos, entendamos e eduquemos sobre as implicações do THC na saúde reprodutiva, especialmente porque o uso continua a aumentar entre indivíduos em idade reprodutiva e mais estados legalizam a cannabis", declarou Jamie Lo, um dos autores do estudo, ao portal EurekAlert!.
COMO ATENUAR OS EFEITOS?
O estudo também explica que a interrupção do uso constante da maconha por pelo menos quatro meses pode reduzir parcialmente os impactos negativos à reprodução masculina.
Confira alguns medicamentos a base de maconha: