AUTISTAS FAMOSOS: veja famosos diagnosticados com autismo que poucas pessoas sabiam
Elon Musk é uma pessoa incluída no espectro autista; veja exemplos de autistas famosos globalmente
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio resultante da alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo.
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), uma em cada 160 crianças são autistas. No entanto, é comum que muitas pessoas cheguem na fase adulta ainda sem diagnóstico.
O autismo normalmente interfere na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento, mas que podem ser manejados com um acompanhamento especialista.
DIAGNÓSTICO DO AUTISMO NA VIDA ADULTA:
O diagnóstico tardio de autismo é, infelizmente, muito comum, visto que muitas pessoas crescem sem saber do seu diagnóstico, como é o caso de alguns famosos autistas.
“O autismo não tem rosto. Você olhando para rosto de alguém com autismo, não vai encontrar uma característica física que o classifique com o transtorno", explicou a neuropsicologia, Varienka Leão Soares Bulcão.
"Mas quando você observa o comportamento, a expressão comportamental, aí você consegue identificar e entender. E a partir do momento que você entende, você sabe o que fazer", ressaltou.
Diante disso, está se tornando cada vez mais comum que adultos procurem ajuda para o diagnóstico tardio de autismo, após se identificarem com outras pessoas autistas ou com personagens de séries e filmes.
FAMOSOS AUTISTAS QUE TALVEZ VOCÊ AINDA NÃO SAIBA:
Anthony Hopkins
O ator Anthony Hopkins, vencedor do Oscar de Melhor Ator no filme “O Silêncio dos Inocentes”, é um exemplo de diagnóstico tardio de autismo, já com aproximadamente dos 70 anos.
Quando o diagnóstico de autismo foi divulgado ao público, o ator revelou que sempre teve dificuldades para se encaixar em grupos e foi um "adolescetente muito solitário".
Greta Thunberg
A ativista referência em sustentabilidade Greta Thunberg, eleita pela revista Time como a Pessoa do Anoem 2019, também é uma pessoa que se encontra dentro do espectro autista.
“Isso significa que às vezes sou é um pouco diferente, e que isso é uma superpotência”, comentou Greta em suas redes sociais.
Elon Musk
O presidente da Tesla, Elon Musk contou sobre o seu diagnóstico de autismo leve durante uma participação no programa norte-americano “Saturday Night Live”.
“Na verdade, eu estou fazendo história hoje como a primeira pessoa com [Síndrome de] Asperger a apresentar o “SNL”, ou pelo menos a primeira a admitir”, revelou.