A suposta criação de um programa chamado "Mais Enfermeiros" e a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de não instituir o piso salarial da enfermagem são informações falsas que viralisaram na última semana.
Um vídeo, que tomou bastante alcance nas redes sociais, afirmava que Lula havia criado o "Mais Enfermeiros" para substituir os agentes de saúde descontentes com sua média salarial.
As informações, porém, são falsas e não foram divulgadas por nenhum outro veículo de imprensa ou órgão do governo federal.
O presidente Lula não fez menção a nenhum programa semelhante ao divulgado no vídeo e não demonstrou posição contrária a aplicação do piso salarial da enfermagem.
POSICIONAMENTO DE LULA SOBRE O PISO DA ENFERMAGEM:
A lei do piso salarial da enfermagem se encontra suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde setembro, um mês após ser sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
No dia seguinte da suspensão da lei do piso salarial da enfermagem, o presidente Lula já se pronunciou contra atraso na aplicação do reajuste à categoria.
"Sempre defendi que a enfermagem tivesse um piso salarial. O projeto aprovado é do senador Fabiano Contarato, com relatório do Alexandre Padilha, ambos do PT", publicou Lula nas redes.
Além disso, no evento de relançamento do programa 'Minha Casa, Minha Vida', na Bahia, em 14 de fevereiro, Lula se comprometeu novamente em viabilizar o piso salarial para a enfermagem.
Pode ficar certo que eu terei o maior prazer de convidar as enfermeiras e os enfermeiros no Brasil e dizer: 'Tá resolvido o problema de vocês, o governo vai selar o piso da categoria'Luís Inácio Lula da Silva