Uma nova droga tem gerado uma onda de preocupação no mundo inteiro: o Fentanil.
A substância ficou conhecida principalmente pelo aumento dos casos em vários estados norte-americanos, cujos relatos envolvem pessoas agindo com comportamentos similares ao de um "zumbi".
A droga é comercializada em forma de pílulas, pó ou pequenos blocos coloridos que se parecem com giz e se tornou um grande risco aos jovens.
O QUE É O FENTANIL?
De acordo com o relatório sobre o crescente fluxo de fentanil que tem provocado um aumento acentuado de mortes por overdose, do UNODC (United Nations Office on Drugs and Crime), publicado em 2017, o fentanil é um tipo de opióide – droga sintética ou semissintética derivada do ópio – mais forte, disponível para seres humanos somente se for administrado para uso médico, pois o seu potencial é 100 vezes mais forte que a morfina.
No entanto, o fentanil que está causando riscos à vida desses jovens não é farmacêutico, é o fentanil ilícito.
RISCOS DE MORTE POR OVERDOSE DE FENTANIL
Neste relatório mesmo relatório do UNODC também estão presentes outras informações de um espaço de consumo de drogas em Sydney, na Austrália, que descobriu os riscos de overdose por fentanil.
Esse grupo, que está sob vigilância médica, descobriu que os riscos de overdose ao injetar fentanil é duas vezes maior do que ao injetar heroína.
Estes valores podem ser ainda oito vezes maior se a pessoa injetar outros tipos de opióides com prescrição.
De acordo com o grupo Sanarmed, o fentanil ilícito possui cerca de 30 a 50 vezes mais potência que a heroína. Além disso, pode ainda ser misturada com outras drogas, potencializando os efeitos.
O QUE O FENTANIL CAUSA NAS PESSOAS?
Ainda segundo o Sanarmed, os efeitos do fentanil são:
- Coceira;
- Dependência/vício;
- Depressão respiratória;
- Bradicardia - batimentos cardíacos mais lentos que o esperado;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Rígidez em alguns músculos - principalmente os da parede torácica.