TEA

Entenda por que 2 de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Entender melhor o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é essencial para o fim do preconceito contra os indivíduos que possuem essa condição

Imagem do autor
Cadastrado por

Eduarda Melo

Publicado em 02/04/2023 às 7:01
Notícia
X

Neste domingo (02/04) é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

A data foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas e busca levar informação para diminuir a discriminação contra as pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O QUE É O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA?

Entender melhor o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é essencial para o fim do preconceito contra os indivíduos que possuem essa condição.

De acordo com o Ministério da Saúde, o transtorno do Espectro Autista é uma condição que afeta o neurodesenvolvimento do individuo, tendo como características manifestações comportamentais, desenvolvimento atípico e déficits na comunicação e interação social.

O Transtorno do Espectro Autista não tem cura, mas pode ter os sintomas suavizados a partir do acompanhamento clínico adequado.

LEI ROMEO MION

Em 2020 a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) foi instituída a partir do sancionamento da Lei nº 13.977.

A Lei Romeo Mion recebeu este nome em homenagem ao filho do apresentador Marcos Mion, que é portador do Transtorno do Espectro Autista.

A lei tem como objetivo garantir a "atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social” para os portadores do TEA.

Tags

Autor