SAÚDE DOS OLHOS

COMIDA DE SEMANA SANTA é boa para a vista: veja quais alimentos fazem bem aos olhos segundo oftalmologista

Saiba como a comida de Semana Santa pode fazer bem aos olhos

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 06/04/2023 às 11:18 | Atualizado em 06/04/2023 às 11:26
Notícia
X

Com o feriado da Páscoa se aproximando, a procura por uma comida de Semana Santa e pratos típicos, como peixe, aguçam a curiosidade da população e poucos sabem o quão bem pode fazer para a vista.

Além de ser uma tradição religiosa, a alimentação saudável traz diversos benefícios para a saúde, inclusive para a ocular.

A oftalmologista Catarina Ventura, diretora do Instituto de Olhos Fernando Ventura, destaca a importância desse tipo de alimento para a visão.

COMIDAS DE SEMANA SANTA QUE FAZEM BEM PARA A SAÚDE OCULAR:

De acordo com a especialista, peixes como atum, truta, salmão e sardinha, são ricos em ômega 3, vitaminas A, B, D e E, bem como minerais, o que recheia a comida de semana santa de benefícios.

Além disso, a ingestão de peixe fornece uma quantidade significativa de oxigênio ao corpo, essencial para manter a boa saúde dos seus olhos.

“A vitamina D leva oxigênio para a retina, mantém as células sadias e em funcionamento. Já a vitamina E tem um papel antioxidante importante, pois protege a membrana das células”, explicou Catarina.

Frutas, legumes, verduras, alho, cebola, amoras, cerejas, óleo de linhaça, azeite virgem, entres outros, também contam com substâncias que ajudam a melhorar a visão”, adicionou a oftalmologista.

BENEFÍCIOS DO PEIXE PARA A SAÚDE:

Segundo Catarina Ventura, o ômega 3, presente em peixes, também é capaz de reduzir o risco de degeneração macular - condição que pode levar à cegueira.

Tal substância ajuda a manter a saúde dos vasos sanguíneos pequenos que irrigam os olhos, além de proteger a retina contra inflamações e melhorar a lubrificação ocular.

No entanto, a oftalmologista destacou um importante alerta sobre o consumo de peixes, enfatizando que o consumo deve ser "in natura", não só em época de Páscoa, mas sempre.

O motivo dessa dica é que, se for preparado por meio de fritura, o valor nutricional do peixe é prejudicado, tornando-o menos saudável e, consequentemente, trazendo menos benefícios para a saúde dos olhos como comida de Semana Santa e no dia a dia.

Pode comer salsicha na Quaresma? Por que jejuar na Quaresma? Saiba explicação da Igreja Católica

Tags

Autor