APRESENTADORA DA TV GLOBO SOFRE INFARTO: Veja como IDENTIFICAR a doença em MULHERES
Descubra as diferenças nos sintomas de infarto entre homens e mulheres
A apresentadora Anne Marjorie, âncora do telejornal Bom Dia RN, filiada da TV Globo no Rio Grande do Norte, relatou ter sofrido um infarto na segunda-feira da semana passada (3).
Anne Marjorie foi levada ao hospital e passou por processos de reanimação. Seu coração chegou a bater 220 vezes por minuto. Felizmente, a apresentadora conseguiu se recuperar e aguarda cirurgia.
O que muitos não sabem é que as doenças vasculares são as principais doenças que causam morte feminina, ultrapassando os cânceres de mama e de colo de útero - como alertam pesquisadores da revista médica The Lancet.
Isto porque suas artérias finas aumentam a propensão e a gravidade das doenças, além de alterar levemente os sintomas para o reconhecimento delas
Quais são os sintomas do infarto em mulheres?
Há alguns sintomas clássicos do infarto que são comuns para ambos os sexos, como:
- dor aguda no peito, que irradia para outras partes do corpo, como braço, pescoço, etc;
- falta de ar;
- suar frio;
- palidez;
- sensação de desmaio;
Outros sintomas são mais raros, exclusivos do sexo feminino, e não são comumente associados ao infarto.
Estes sintomas podem ser confundidos como sinais para outras doenças e, por isso, deve-se estar atento. São eles:
- Azia;
- indigestão;
- latejamento nos lábios;
- náusea;
- vômito;
- tontura;
- palpitações;
- ansiedade inexplicável.
Anne conta ter sentido alguns deles em um post no Instagram: "[...] lábios latejando, tontura, vista escura, ânsia de vômito [...]"
Além disso, os sintomas nas mulheres tendem a aparecer em horários de descanso, repouso, durante o sono ou mesmo no meio de atividades diárias regulares.
REFERÊNCIAS:
Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2021-05/doenca-cardiovascular-e-principal-causa-de-morte-de-mulheres-no-mundo#:~:text=As%20doen%C3%A7as%20cardiovasculares%20s%C3%A3o%20a,a%20essas%20patologias%20nas%20mulheres.. Acesso em 10/04/2023.