Pais e responsáveis de alunos vivem dias angustiantes com uma onda de mensagens que carregam ameaças de ataques a escolas.
As mensagens ganham força e se espalham nas redes sociais, o que causa pânico a toda a comunidade escolar.
O psicólogo Rodrigo Nery ressalta a importância da cautela, assim como do acolhimento emocional das crianças e famílias para lidar com esses tipos de informações.
Segundo Rodrigo, é fundamental que os adultos estejam atentos às reações das crianças e adolescentes diante desse tipo de evento traumático.
"O primeiro passo é perguntar o que a criança sabe sobre o que aconteceu, para entender o que ela está sentindo e oferecer informações adequadas ao seu nível de compreensão", explica Rodrigo, que é diretor do Grupo Ampliar.
ATAQUE EM ESCOLAS: COMO CONTROLAR MEDO E CRISES DE ANSIEDADE DIANTE DAS AMEAÇAS
O psicólogo destaca que é importante não deixar as crianças expostas a informações que possam causar ainda mais medo e ansiedade, como imagens fortes ou detalhes violentos sobre as ameaças e ataques ocorridos.
"Isso pode gerar traumas e prejudicar o desenvolvimento emocional da criança", alerta.
Aos pais e responsáveis, Rodrigo orienta que falem sobre as medidas de segurança adotadas pelas escolas para garantir a proteção dos alunos.
"Isso pode ajudar a tranquilizar as crianças e mostrar que existem ações concretas sendo tomadas para evitar novos ataques", afirma.
Por fim, o psicólogo ressalta a importância do acolhimento emocional nesse momento.
"É fundamental que os adultos validem os sentimentos das crianças e adolescentes, ofereçam apoio emocional e se mostrem disponíveis para ouvir e ajudar", frisa Rodrigo Nery.
Comentários