Gripe Aviária

GRIPE AVIÁRIA H3N8: OMS confirma a PRIMEIRA MORTE em humanos; saiba mais detalhes sobre a doença

A situação alertou autoridades sanitárias no mundo todo; confira se há motivos para maiores preocupações, do que se trata a doença, sua gravidade e os principais sintomas

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel Guilherme

Publicado em 12/04/2023 às 12:13
Notícia
X

A primeira morte por H3N8 em humanos, popularmente conhecida como gripe aviária, foi confirmada na China, na terça-feira (11).

A informação foi divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a vítima foi uma mulher de 56 anos com comorbidades e histórico de contato com aves.

Segundo dados da maior entidade de saúde no mundo, apenas três casos da gripe aviária foram identificados em seres humanos na história.

GRIPE AVIÁRIA: EXISTE RISCO DE UMA PANDEMIA DA DOENÇA?

De acordo com comunicado oficial emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos por enquanto, não há motivos para um alarde maior em relação à doença.

Segundo o órgão, isso se deve ao fato da incapacidade da gripe aviária de se espalhar de forma rápida:

Com base nas informações disponíveis, o vírus não parece ter a capacidade de se espalhar facilmente de pessoa para pessoa e, portanto, o risco de se espalhar entre humanos em níveis nacional, regional e internacional é considerado baixo.”

Porém, a entidade destacou a importância de uma vigilância sanitária constante devido a capacidade evolutiva do vírus causador da gripe aviária:

Devido à natureza de constante evolução dos vírus influenza, a OMS enfatiza a importância da vigilância global para detectar alterações virológicas, epidemiológicas e clínicas associadas aos vírus influenza circulantes.”

GRIPE AVIÁRIA H3N8: SAIBA MAIS DETALHES SOBRE A DOENÇA

O vírus causador da gripe aviária é, geralmente, identificado em animais no mundo inteiro, não sendo um agente infeccioso incomum.

Geralmente, o vírus não causa nenhum tipo de problema grave para as aves que são infectadas, sendo um problema relativamente de fácil resolução.

No caso dos humanos, o risco de infecção acontece quando a gripe aviária atinge granjas e outras localidades onde há a criação de frangos para ingestão humana.

Em um cenário em que a contaminação não seja identificada rapidamente, a carne que está contaminada pode ser comercializada, dando assim a chance de infectar humanos.

SINTOMAS DA GRIPE AVIÁRIA

Confira os principais sintomas da gripe aviária em humanos abaixo:

  • Congestão nasal;
  • Coriza;
  • Dores no corpo;
  • Inflamação na garganta
  • Tosse.

Para casos graves da doença, o corpo pode manifestar diarreia, dificuldade respiratória, náusea e vômito.

VEJA COMO CASOS DE GRIPE AVIÁRIA PREOCUPA O COMÉRCIO DE AVES EM PAÍSES VIZINHOS NO VÍDEO ABAIXO:

REFERÊNCIAS

Governo do Estado do Rio de Janeiro - https://www0.rio.rj.gov.br/ijv/gripe_aviaria.shtm#:~:text=Nas%20aves%3A,ocorrer%20diarr%C3%A9ia%20e%20sede%20excessiva. Acessado em 12/04/2023

Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul - https://www.agricultura.rs.gov.br/gripeaviaria. Acessado em 12/04/2023

Tags

Autor