A nova variante da Covid-19, cientificamente conhecida como Arcturus ou XBB.1.16, já foi identificada em aproximadamente 40 países e gera algumas dúvidas sobre seus sintomas.
A Arcturus foi sequenciada pela primeira vez na Índia, em janeiro deste ano, e já circula no Brasil, recém-detectada na cidade de São Paulo, segundo o Ministério da Saúde e a prefeitura da capital.
A nova linhagem do Covid-19 ainda não apresentou potencial de ondas de mortes ou hospitalizações. Segundo o Ministério da Saúde, ”não indicam riscos à saúde pública se comparada a XBB.1.5”.
Os sintomas da nova variante da Covid-19 possuem algumas semelhanças, mas também diferenças quando comparados aos das cepas anteriores.
SINTOMAS NOVA VARIANTE COVID 19: ARCTURUS
De acordo com o epidemiologista Jesem Orellana, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), “o vírus não muda apenas em termos de estrutura genética, mas em relação à própria sintomatologia”.
Os principais sintomas da nova variante Covid-19 são:
- Irritação nos olhos (parecidos com conjuntivite);
- Tosse seca;
- Episódios febris.
Além dos citados acima, outros sinais que precisam ser observados são os sintomas gripais mais comuns das cepas de Covid-19, como:
- Indisposição;
- Dor no corpo;
- Dor de cabeça;
- Coriza e congestão nasal;
- Dor de garganta.
NOVA VARIANTE COVID VACINA:
O epidemiologista Jesem Orellana ainda afirmou, ao Estadão, que as atuais vacinas disponíveis são capazes de proteger a população contra a nova variante da Covid-19.
“Não há grande razão para pensarmos que vacinas como a bivalente deixarão de ser altamente efetivas para casos graves e morte por covid-19. Por enquanto, todas as vacinas seguem funcionando bem”, garantiu.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) trata a nova variante da Covid-19 como uma variante de interesse, diante da rápida disseminação da cepa nas últimas semanas.
REFERÊNCIA:
Arcturus: conheça sintomas da nova variante da covid-19 que já circula no Brasil - Estadão. Acesso em 04/05/2023