As doenças cardiovasculares são as causas mais comuns de morte no Brasil. Só de Infarto, há cerca de 300 mil a 400 mil casos anuais, segundo dados do Ministério da Saúde, onde 70% deles acabam em óbito.
Condições como colesterol alto e pressão alta são os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares pois tendem a prejudicar o fluxo sanguíneo, afetando a oxigenação do organismo.
Essas condições estão geralmente associadas a hábitos de vida ruins, como sedentarismo, pouco sono ou desregular, ou uma dieta rica em alimentos processados, que contém muitas gorduras.
Os primeiros passos para melhorar sua saúde cardiovascular é praticar exercícios, ter um sono regular e adequado, e preferir alimentos in natura aos processados na sua alimentação.
Veja 12 alimentos que fazem bem ao coração:
1.Frutas, legumes e verduras em geral
Ricos em nutrientes e antioxidantes, uma média de 3 porções de frutas e 4 porções de legumes e verduras têm a capacidade de diminuir a gordura corporal e, por consequência, o risco de doenças cardiovasculares.
Uma dica para baratear o consumo é escolher os vegetais da estação.
2.Peixes
O salmão, a sardinha e vários outros tipos de peixe são ricos em ômega-3, que aumenta o colesterol “bom” e diminui o “ruim”.
A consequência disso é a melhora do fluxo do sangue e diminuição do risco de doenças cardiovasculares.
3.Azeite de Oliva
O Azeite de Oliva é um tipo de óleo que também aumenta o colesterol bom e diminui o ruim.
Porém, deve-se evitar esquentá-lo - pois suas insaturações poderão se quebrar e formar gorduras trans.
4.Alho
O alho é outro elemento que ajuda na saúde do coração, pois têm a capacidade de diminuir o armazenamento de gordura dos adipócitos - as células de gordura.
5.Chocolate
O chocolate com uma concentração mínima de 70% de cacau também pode fazer maravilhas pela saúde do coração. Isso porque ele é rico em flavonóides, um poderoso antioxidante.
6.Abacate
As “gorduras boas” do abacate também ajudam a diminuir o colesterol “ruim”, evitando que se acumulem nas paredes dos vasos sanguíneos e aumentem a pressão - fatores de risco para doenças cardiovasculares.
7.Vinho ou Suco de Uva
Os antioxidantes presentes no vinho ou no suco de uva integral inibe a formação de plaquetas de gordura e a formação de coágulos, garantindo a manutenção do fluxo sanguíneo adequado.
8.Aveia
Meia xícara por dia desse cereal é capaz de reduzir o colesterol ruim em 5% devido ao composto beta-glucano. Os dados são da Revista Brasileira de Enfermagem.
9.Feijão
Alimento popular nas mesas brasileiras, o feijão tem uma grande quantidade de vitaminas e minerais - sobretudo ferro, magnésio e potássio, que ajudam a prevenir a hipertensão arterial.
10.Linhaça
É uma semente rica em Ômega-3, que evita o acúmulo do colesterol ruim nos vasos sanguíneos, garantindo um fluxo adequado.
11.Castanhas, amendoim e outras oleaginosas
Os óleos benéficos das oleaginosas ajudam a diminuir o colesterol “ruim” e aumentar o “bom”, melhorando o fluxo sanguíneo.
No entanto, não se deve exagerar, pois pode aumentar as gorduras e o peso corporal.
12.Leite e derivados
Segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), vários estudos associaram o consumo de 2 ou mais porções de leite e derivados a benefícios cardiovasculares.
REFERÊNCIAS:
Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn) - https://www.scielo.br/j/reben/a/Hww4cyZzFMNvyGN3dg7qVMd/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 08/05/2023.
Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) - https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_cardioprotetora.pdf. Acesso em 08/05/2023.
Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) - https://socesp.org.br/a-socesp/alimentos-amigos-do-coracao/. Acesso em 08/05/2023.
Ministério da Saúde - https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/i/infarto. Acesso em 08/05/2023.