PISO SALARIAL ENFERMAGEM FOI APROVADO? Veja na ÍNTEGRA assinatura de LULA para o PLN do piso da enfermagem
Confira sanção presidencial de projeto do piso salarial da enfermagem, por Lula
O Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 5/23 foi sancionado pelo presidente Lula nesta quinta-feira (11), para favorecer o piso salarial enfermagem, já publicado pelo Diário da União.
O PNL assinado por Lula, visa fornecer um crédito especial de R$ 7,3 bilhões para auxiliar o Ministério da Saúde a arcar com as despesas adicionais do piso salarial da enfermagem.
Confira o texto publicado no Diário da União, nesta quinta-feira (11), no qual contém a assinatura de Lula para a sanção presidencial do PNL a favor do piso salarial da enfermagem:
Veja quando o piso salarial da enfermagem foi aprovado na Câmara dos Deputados:
SANÇÃO PRESIDENCIAL DO PLN 5/23 PARA O PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM:
"O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º - Fica aberto ao Orçamento da Seguridade Social da União (Lei nº 14.535, de 17 de janeiro de 2023), em favor do Ministério da Saúde, crédito especial no valor de R$ 7.300.000.000,00 (sete bilhões e trezentos milhões de reais), para atender à programação constante do Anexo.
LEIA MAIS: PISO SALARIAL ENFERMAGEM TABELA: veja os NOVOS VALORES oferecidos para a categoria
Art. 2º - Os recursos necessários à abertura do crédito de que trata o art. 1º decorrem da incorporação de superávit financeiro apurado no balanço patrimonial do exercício de 2022, referente à capitalização do Fundo Social.
Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 11 de maio de 2023; 202º da Independência e 135º da República"
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Simone Nassar Tebet
LULA ASSINA PLN PARA PAGAR PISO SALARIAL ENFERMAGEM; VEJA MOMENTO
O QUE ACONTECE APÓS A SANÇÃO DO PLN DO PISO DA ENFERMAGEM?
Apesar do projeto de lei indicar uma fonte de financiamento para o piso salarial da enfermagem, o que representava o maior impasse para a efetivação do reajuste, a aplicação não é imediata.
Antes do pagamento do piso salarial da enfermagem chegar ao contracheque, o Supremo Tribunal Federal (STF) precisa revogar a liminar, decretada em setembro, que suspendeu a lei.
Até o ministro Roberto Barroso, do STF, acabar oficialmente com a suspensão da lei do piso salarial enfermagem, o reajuste não entrará na folha de pagamento da categoria.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Barroso suspende lei do piso da enfermagem no STF