Câncer de Intestino

CÂNCER DE INTESTINO TEM CURA? Veja como é feito o DIAGNÓSTICO e o TRATAMENTO para o câncer de Preta Gil

Descubra se o câncer de intestino de Preta Gil tem cura e como é feito o tratamento

Imagem do autor
Cadastrado por

Natália Melo

Publicado em 16/05/2023 às 8:29 | Atualizado em 16/05/2023 às 8:30
Notícia
X

O câncer de intestino ou câncer colorretal é um tumor que se desenvolve na parte do intestino grosso denominada "cólon", no reto (parte anterior ao ânus), ou no ânus.

O câncer de intestino é o quarto tipo de tumor mais comum no Brasil. Segundo relatório do Instituto Nacional do Câncer (INCA), há 40 mil novos casos dessa doença todos os anos.

Inclusive, no início do ano, o câncer de intestino fez mais uma vítima: a cantora e apresentadora Preta Gil, que foi diagnosticada e está atualmente lutando contra o tumor.

Em entrevista ao Fantástico, Preta Gil revelou que desconfiou do câncer de intestino ao acordar e perceber que estava escorrendo sangue de suas pernas. Antes disso, estava sentindo muitas dores de cabeça e tendo crises de hipertensão.

Há alguns outros sinais que ajudam a identificar o câncer de intestino. São eles:

  • Mudanças no hábito intestinal (diarreia ou prisão de ventre);
  • Sangue nas fezes;
  • Vontade frequente de ir ao banheiro, com sensação de evacuação incompleta;
  • Dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas;
  • Perda de peso sem razão aparente;
  • Cansaço, fraqueza e anemia.

Como o câncer de intestino é diagnosticado?

Os sintomas do câncer de intestino muitas vezes são encontrados em outras doenças. Além disso, eles geralmente aparecem quando o tumor já está nos estágios avançados, dificultando o tratamento.

Por isso, é preciso fazer exames de detecção precoce, como a pesquisa de sangue oculto nas fezes e endoscopias (colonoscopia ou retossigmoidoscopias) - sobretudo se o paciente pertencer aos grupos com maior probabilidade de desenvolver o tumor.

Alguns fatores podem aumentar o risco do câncer de estômago, como o tabagismo, consumo de álcool, consumo de sal em excesso, obesidade e sedentarismo.

O histórico familiar também contribui para aumentar as chances de desenvolvimento do câncer de intestino.

O câncer de intestino tem cura?

Sim, o câncer de intestino é curável. Principalmente se o tumor for diagnosticado cedo, e por isso que os exames de detecção precoce são tão importantes.

O tratamento depende geralmente da localização e da extensão do tumor. Normalmente é indicado cirurgia, onde além da parte afetada também se retiram os gânglios linfáticos (estruturas do sistema de defesa do organismo).

Radioterapia e quimioterapia podem ser utilizadas, em conjunto ou não, a fim de diminuir a probabilidade de reincidência do câncer de intestino.

Quando o câncer já se espalhou para outras partes do organismo (metástase), ele já está em um estágio muito avançado, cujas chances de cura, infelizmente, são bastante reduzidas.

Este artigo é apenas para fins informativos e não substitui uma avaliação médica. 

REFERÊNCIAS:

Oncoguia - https://www.oncoguia.org.br/conteudo/cancer-de-intestino-5-sintomas-que-podem-indicar-a-doenca/15722/7/. Acesso em 16/05/2023.

Instituto Nacional do Câncer (INCA) - https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/intestino. Acesso em 16/05/2023.

Biblioteca Virtual em Saúde (BMS) - https://bvsms.saude.gov.br/cancer-de-intestino/. Acesso em 16/05/2023. 

Tags

Autor