PERIGO DOS ADOÇANTES SEM AÇUCAR

OMS ADOÇANTES: Adoçante faz mal? Veja nova recomendação da saúde para adoçantes sem açúcar

Adoçantes são perigosos? Veja nova recomendação da maior autoridade em saúde

Imagem do autor
Cadastrado por

Antônio Gois

Publicado em 16/05/2023 às 9:22 | Atualizado em 17/05/2023 às 7:46
Notícia
X

Nesta segunda-feira (15), a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova recomendação sobre a ingestão de adoçantes sem açúcar.

A nova diretriz muda o que se pensava sobre o consumo de adoçantes e pode ir ao contrário do que acha a maioria das pessoas.

A recomendação se aplica a todas as pessoas, menos indivíduos com diabetes pré-existentes.

Produtos citados são aqueles que contem substâncias como acesulfame K, aspartame, advantame, ciclamatos, neotame, sacarina, sucralose, stevia e derivados de stevia.

OMS MUDA RECOMENDAÇÃO PARA ADOÇANTES

Segundo a nova recomendação da OMS, adoçantes sem açúcar não devem ser usados para controlar o peso corporal ou reduzir o risco de doenças não transmissíveis.

A OMS explica que a mudança vem de resultados de uma revisão que sugerem que o uso de adoçantes não entrega nenhum benefício a longo prazo na redução da gordura corporal em adultos ou crianças.

ADOÇANTES PODEM CAUSAR EFEITOS COLATERAIS

Além disso, a OMS também apontou que o uso prolongado de adoçantes pode gerar efeitos indesejáveis. Alguns deles são um risco maior de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e até mortalidade em adultos.

"As pessoas precisam considerar outras maneiras de reduzir a ingestão de açúcares livres, como consumir alimentos com açúcares naturais, como frutas, ou alimentos e bebidas sem açúcar", afirma o diretor de Nutrição e Segurança Alimentar da OMS, Francesco Branca.

ALERTA OMS SOBRE O USO DE ADOÇANTES: 

Tags

Autor