Durante um evento em Salvador, na última semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se queixou de dores no quadril.
Quadril é o termo utilizado para denominar a articulação formada pela união entre a parte proximal do fêmur (osso da coxa) e o acetábulo (parte da bacia que articula com a cabeça do fêmur).
CIRURGIA LULA
A equipe médica do Palácio do Planalto avalia se Lula terá que passar por uma cirurgia por causa de uma artrose no quadril (também chamada de osteoartrose).
Dor na região do quadril e dificuldade para se movimentar podem ser sintomas de artrose de quadril.
A artrose de quadril limita a mobilidade da pessoa, comprometendo a sua qualidade de vida e bem-estar.
Existem, contudo, tratamentos que ajudam a aliviar as dores causadas pela artrose no quadril.
Formada pela conexão do fêmur (osso da coxa) com o acetábulo (parte da bacia que se liga ao fêmur), essa articulação (quadril) sofre com o desgaste das cartilagens que revestem essas duas estruturas ósseas, provocando dor e limitando severamente a vida dos pacientes.
Quando o tratamento conservador (feito com medicações e sessões de fisioterapia, por exemplo), não traz os resultados desejados, indica-se a cirurgia para a colocação de uma prótese de quadril (artroplastia de quadril).
Com a cirurgia, o paciente pode restabelecer movimentos e ter mais qualidade de vida.
A cirurgia pode ser realizada com o procedimento convencional ou com o uso de robô (cirurgia robótica).
Geralmente, de duas semanas a dois meses depois da cirurgia, o paciente já pode andar sem a necessidade de apoio (muletas, andador ou bengala). Em seis meses, muitas vezes já pode retomar as atividades do dia a dia.