PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: Instituições buscam soluções para sustentar o PISO da ENFERMAGEM
Veja possibilidade de substituição de profissionais qualificados por segmentos de piso salarial enfermagem menor
Diante das ramificações financeiras decorrentes da implementação do piso salarial da enfermagem, estão sendo conduzidos vários estudos para avaliar suas possíveis implicações.
Uma das preocupações é a possibilidade de substituição de profissionais qualificados por outros segmentos da enfermagem que recebem salários mais baixos.
Embora o valor do piso salarial da enfermagem ainda não tenha sido refletido nos contracheques dos profissionais beneficiados, parece estar se aproximando cada vez mais, o que tem gerado apreensão nas instituições.
Com a aprovação do piso salarial enfermagem, a qualidade do setor privado vai cair?
IMPACTO POTENCIAL DA APLICAÇÃO DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM NA SUBSTITUIÇÃO DE PROFISSIONAIS:
De acordo com uma análise realizada pelo portal Jota, há uma grande possibilidade de que segmentos da enfermagem com salários mais altos sejam substituídos por profissionais menos qualificados, cujo piso salarial é menor.
Os números de enfermeiros e técnicos de enfermagem que foram desligados ilustram essa possível consequência, alcançando respectivamente 36,4% (140 mil demissões) e 53,7% (446,7 mil demissões).
Por outro lado, observa-se um aumento no número de auxiliares de enfermagem empregados, com a contratação de 202,9 mil desses profissionais. Essa tendência pode se repetir com a implementação do piso salarial da enfermagem.
LULA ASSINA PLN PARA PAGAR PISO SALARIAL ENFERMAGEM; VEJA MOMENTO
HAVERÁ DEMISSÃO POR CONTA DO PISO SALARIAL ENFERMAGEM?
No atual cenário, aproximadamente 383,5 mil trabalhadores correriam o risco de serem demitidos, uma possibilidade também mencionada pelo ministro Roberto Barroso, que suspendeu a implementação do piso salarial da enfermagem em 2022.
Além disso, a adoção do piso salarial da enfermagem poderia levar a uma redução no número total de profissionais por 100 leitos, passando de 321,3 para 253,6, e por 10 mil habitantes, diminuindo de 67,4 para 49,4.
Estimativas indicam que cerca de 119,4 mil leitos em todo o país seriam desativados se a lei do piso salarial da enfermagem fosse aplicada imediatamente, sem considerar novas soluções orçamentárias.
Piso salarial da enfermagem faria o setor privado demitir profissionais para depois recontratá-los?