GESTAÇÃO E PÓS-PARTO

ATENDE GESTANTE: Recife lança ferramenta que oferece teleatendimento 24 horas a gestantes e mulheres no pós-parto

Serviço funciona de domingo a domingo

Cinthya Leite
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Cinthya Leite
Publicado em 30/05/2023 às 19:07 | Atualizado em 30/05/2023 às 19:13
IGO BIONE/DIVULGAÇÃO
Ferramenta de telessaúde beneficiará cerca de 18 mil gestantes que Recife tem por ano - FOTO: IGO BIONE/DIVULGAÇÃO

A Prefeitura do Recife lança, nesta terça-feira (30), o serviço digital Atende Gestante, que promove teleassistência obstétrica para as mulheres grávidas e puérperas (aquelas com até 45 dias após o parto) da capital pernambucana.

A ferramenta tem como objetivo principal ampliar o acesso à saúde dessas recifenses e facilitar o esclarecimento de dúvidas sobre a gestação e o pós-parto, além de apoiar os profissionais de saúde na tomada de decisões clínicas e outros processos relacionados, com o uso de recursos de telessaúde.

O serviço vai funcionar de domingo a domingo e, para ser atendida, basta entrar em contato com o ConectaZap (81 99117-1407), acessar o site conecta.recife.pe.gov.br ou aplicativo do Conecta Recife. Esse é mais um serviço oferecido dentro do programa Recife Cuida, que investe R$ 400 milhões na rede municipal de saúde.

"A partir de hoje (30), passamos a contar com a ferramenta de telessaúde para as 18 mil gestantes que temos por ano no Recife, em média. Vamos garantir que todas elas possam fazer parte do atendimento e ter acesso à linha de cuidado integral da saúde da gestante, através do Conecta Recife", diz o prefeito João Campos.

"Sabemos que isso é muito importante porque, hoje em dia, dúvidas, insegurança, sintoma de emergência, qualquer tipo de necessidade, são tratados apenas presencialmente, e isso traz um transtorno."

O prefeito acrescentou que a plataforma foi testada de forma experimental e aproximadamente 70% das demandas foram resolvidas de forma remota. "Isso é muito importante porque, além da qualidade do serviço, garantimos também que a nossa rede de saúde não será sobrecarregada com serviços que poderiam ser resolvidos antes de serem encaminhados ao atendimento presencial."

 

HÉLIA SCHEPPA/PREFEITURA DO RECIFE

Atendimento acontece 24 horas por dia para orientações e dúvidas frequentes através da chatbot SUSi - HÉLIA SCHEPPA/PREFEITURA DO RECIFE

Essa nova iniciativa da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife é baseada na experiência do Atende em Casa durante o enfrentamento à covid-19, à influenza e à monkeypox.

O serviço realizou aproximadamente 200 mil atendimentos por chamada de vídeo ou telefone e quase 1,5 milhão de atendimentos via WhatsApp.

Desse total, cerca de 97% dos 16 mil usuários se mostraram satisfeitos ou muito satisfeitos com o serviço ofertado, ao responderem questionário de avaliação.

"É muito gratificante poder iniciar um cuidado diferenciado para as gestantes e puérperas da nossa cidade. Utilizar a experiência do Atende em Casa nos permitiu chegar a um formato de assistência que vai facilitar o acesso à informação e atenção à saúde nesse momento tão importante da vida de uma mulher", destaca a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

"E tudo isso vai acontecer de forma complementar às consultas presenciais nas unidades de saúde, que deverão acontecer conforme o planejado", complementa. 

A formatação do Atende Gestante começou em 2021 e teve como base a Linha de Cuidado da Saúde da Mulher do município. Equipes de secretarias-executivas envolvidas realizaram um diagnóstico situacional ampliado do processo assistencial e de vigilância.

Foram identificadas as principais demandas que podem ser resolvidas com o uso do serviço:

  • vincular as gestantes ao pré-natal e maternidades de referência
  • reduzir a peregrinação na Rede de Atenção à Saúde (RAS)
  • ampliar o acesso
  • reduzir tempo de espera para primeiro atendimento de pré-natal e trabalho de parto
  • promover uma cultura de rede de apoio entre os profissionais
  • apoiar a construção de autonomia das mulheres no processo de cuidado
  • reduzir mortalidade materna

De forma experimental, o processo foi iniciado, em novembro de 2022, com um projeto-piloto no Distrito Sanitário 2 e, posteriormente, expandido para o Distrito Sanitário 3, em fevereiro deste ano.

Durante esse período, o serviço atendeu 45 mulheres durante a gestação e o pós-parto. O

Os motivos mais comuns de busca pelo serviço foram:

  • alterações nos movimentos fetais
  • corrimento vaginal
  • pressão arterial elevada
  • cefaleia
  • síndrome gripal

Do total, 24,5% das mulheres necessitaram de um encaminhamento para atendimento presencial e 75,5% mantiveram o atendimento plenamente online.

"Esse número expressivo de mulheres que permaneceram no atendimento online poderia ter ido, sem necessidade, a um serviço de saúde. Além de promover a saúde materno-infantil e melhoria na qualidade da assistência obstétrica, utilizando a inovação pelas tecnologias digitais como aliadas na garantia do direito à saúde das mulheres, o Atende Gestante também é uma forma de desafogar a Rede Municipal de Saúde, com conforto e segurança para as mulheres", reforça o gerente-geral de Saúde Digital do Recife, Gustavo Godoy.

O Atende Gestante oferece três níveis de atendimento.

No primeiro nível, as gestantes interagem com uma assistente virtual chamada SUSi, uma chatbot que fornece informações e serviços relacionados ao pré-natal, parto e puerpério. Caso seja necessário, a SUSi encaminha a gestante para os outros níveis de atendimento.

No segundo nível, ocorre a recepção digital, área em que a gestante conversa com um operador de teleatendimento, que pode fornecer mais informações sobre a rede de saúde do município, como a maternidade de referência, agendamento de visitas, serviços disponíveis nas unidades de saúde, agendamento de consultas e exames, entre outros. Esse profissional também pode encaminhar a gestante para o terceiro nível de atendimento, caso haja uma necessidade específica de saúde.

No terceiro nível, a gestante ou puérpera realiza uma teleconsulta com uma enfermeira ou médica obstetra, que pode avaliar a situação clínica, fornecer orientações adequadas, prescrever medicamentos, se necessário, e encaminhar para atendimento presencial quando indicado.

A equipe de apoio do Atende Gestante também está disponível para auxiliar os profissionais de saúde no dia a dia de pré-natal.

O Atende Gestante está disponível para todas as gestantes e puérperas recifenses que possuem um celular com acesso à internet.

O atendimento acontece 24 horas por dia para orientações e dúvidas frequentes através da chatbot SUSi, enquanto o atendimento humano simultâneo ocorre das 7h às 19h, de domingo a domingo.

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