SUPERFUNGO

Surtos de Candida auris não dão trégua, e Pernambuco confirma mais um caso do superfungo

Candida auris, responsável por mais três surtos em Pernambuco este ano, é um fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde pública

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 01/06/2023 às 18:43 | Atualizado em 07/07/2023 às 19:32
REPRODUÇÃO/TV JORNAL
Hospital do Tricentenário, em Olinda, é um dos que passam por surto de Candida auris. Na unidade, há três pacientes colonizados pelo superfungo - FOTO: REPRODUÇÃO/TV JORNAL

Em menos de 15 dias da identificação dos dois primeiros casos de Candida auris este ano em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) já contabiliza sete pacientes com diagnóstico confirmado do superfungo emergente, que representa uma série ameaça à saúde pública. 

Nesta quinta-feira (1º), um novo caso de Candida auris foi confirmado. 

Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 69 anos, que está internado no Hospital do Tricentenário, em Olinda, no Grande Recife.

Este é o terceiro caso de Candida auris no Tricentenário este ano.

Com a nova confirmação, Pernambuco totaliza sete casos diagnosticados neste ano, com duas altas hospitalares. 

O paciente, que está internado e cumprindo isolamento no setor de enfermeira do Tricentenário, foi admitido no serviço devido ao histórico de infecção do trato urinário

De acordo com a SES-PE, ele não apresenta problemas decorrentes do fungo.

O diagnóstico do paciente se deu porque ele passou por exames de vigilância, já que foi considerado contactantes de caso positivo de Candida auris no hospital.

CANDIDA AURIS EM PERNAMBUCO: HOSPITAL MIGUEL ARRAES VOLTA A RECEBER NOVOS PACIENTES

No último dia 22 de maio, o Hospital Miguel Arraes, em Paulista (Grande Recife), precisou suspender os novos atendimentos, depois que um paciente de 48 anos recebeu diagnóstico de colonização pelo superfungo.

Mas, a partir desta sexta-feira (2), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que será iniciado o processo de desbloqueio dos leitos no Miguel Arraes

"Neste primeiro momento, 56 leitos serão liberados, sendo 28 de cirurgia geral e outros 28 de ortopedia. Esses leitos poderão receber pacientes encaminhados pela Central Estadual de Regulação de Leitos. É importante frisar que o setor de emergência permanece sem receber novos pacientes", informa a SES-PE.

A pasta ainda frisa que, por meio da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), reitera o compromisso com a assistência integral dos pacientes atendidos na rede de saúde e reforça a importância de não estigmatizar os pacientes diagnosticados com a Candida auris.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias