FEBRE MACULOSA SINTOMAS: entenda quais são os 8 principais SINTOMAS DA FEBRE MACULOSA e saiba como diagnosticar a doença
No Brasil, duas pessoas morreram de febre maculosa
A febre maculosa, popularmente conhecida como "doença do carrapato-estrela", é uma infecção bacteriana que ocorre em todo o território brasileiro.
A bactéria responsável pela doença pertence ao gênero Rickettsia e é transmitida pela picada do carrapato vetor.
Segundo o Ministério da Saúde, estados que antes eram considerados seguros, agora começam a receber pacientes com diagnóstico de febre maculosa.
CASOS DE FEBRE MACULOSA
De acordo com informações da CNN Brasil, dados do Ministério da Saúde revelam que, entre 2007 e 2021, mais de 36 mil casos de febre maculosa foram notificados. Destes, 7% foram confirmados e quase 33% dos pacientes que estavam em tratamento foram à óbito.
Dados mais recentes da Agência Brasil, divulgados nesta terça-feira (13), alertam que cada vez mais pessoas estão sendo internadas para tratamento deste tipo de infecção bacteriana no país.
Segundo a AB, até o momento, 49 casos de febre maculosa foram notificados no Brasil, sendo a região sudeste a mais afetada.
CASAL MORRE DE FEBRE MACULOSA
Um casal que estava recebendo tratamento para a febre maculosa acabou falecendo na última quinta-feira (08).
A Secretaria de Saúde de São Paulo revelou que a mulher, Marina Giordano, de 36 anos, faleceu em decorrência do agravamento dos sintomas da febre maculosa. O diagnóstico da causa da morte do homem, Douglas Costa, de 42 anos, ainda não foi revelado.
Confira no vídeo mais detalhes sobre a febre maculosa
FEBRE MACULOSA SINTOMAS
Os 8 principais sintomas da febre maculosa são:
- Dores no corpo;
- Febre;
- Gangrena nas orelhas e dedos;
- Inchaço e vermelhidão das palmas das mãos e sola dos pés;
- Manchas avermelhadas;
- Náuseas;
- Paralisia dos membros, começando pelas pernas;
- Vômito.
FEBRE MACULOSA COMO DIAGNOSTICAR
Por ter sintomas parecidos com outras doenças, como dengue, leptospirose, pneumonia e sarampo, por exemplo, o diagnóstico da febre maculosa nos primeiros dias da doença é muito difícil.
Só após avaliação médica sobre local onde mora e sintomas mais detalhados, é possível identificar sinais de que se trata da febre maculosa.
FEBRE MACULOSA TRATAMENTO
Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento da febre maculosa é feito com antibiótico específico e, em alguns casos, é preciso que a pessoa seja internada.