PISO DA ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM 2023: Ministério da Saúde vai LANÇAR a plataforma para CADASTRAR dados do piso

Durante o encontro, foi revelado que uma plataforma está em fase final de desenvolvimento, a fim de permitir que todas as prefeituras e estados insiram dados atualizados dos profissionais beneficiados pelo piso salarial da enfermagem.

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 14/06/2023 às 16:43
Notícia
X

O Fórum Nacional da Enfermagem realizou uma reunião com representantes do Ministério da Saúde e do Fundo Nacional de Saúde (FNS) nesta terça-feira (13) para abordar as atualizações relacionadas ao piso salarial da enfermagem.

Durante o encontro, foi revelado que uma plataforma está em fase final de desenvolvimento, a fim de permitir que todas as prefeituras e estados insiram dados atualizados dos profissionais beneficiados pelo piso salarial da enfermagem.

Essa medida se tornou necessária devido a inconsistências identificadas no último repasse de recursos para o piso salarial da enfermagem, conforme publicado pelo Ministério da Saúde. Portanto, um novo cálculo se faz necessário.

IMPACTO DOS DADOS CADASTRAIS NO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM

Segundo Líbia Bellusci, coordenadora do Fórum Nacional de Enfermagem, a plataforma está sendo criada para permitir que gestores municipais e estaduais atualizem o banco de dados relacionado ao piso salarial da enfermagem.

"Uma vez que houve reclamações sobre a insuficiência do valor e a inconsistência dos cálculos, o Ministério da Saúde está oferecendo a oportunidade de recadastramento a todos", afirma Líbia Bellusci.

Assim, todos os profissionais da área deverão passar por um recadastramento no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), que é utilizado como base para o cálculo das despesas do piso salarial da enfermagem.

As Organizações Sociais de Saúde (OSS), instituições filantrópicas e unidades de saúde que atendem até 60% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão fornecer as informações necessárias aos estados e municípios aos quais estão vinculadas.

Os dados devem estar disponíveis para consulta até esta sexta-feira (16), para aqueles que possuem a senha do Fundo Nacional de Saúde.

Aqueles que estão vinculados a estados e municípios irão repassar os dados para que as administrações locais possam atualizar as informações de todos os enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e parteiras que têm direito ao piso salarial da enfermagem.

PARA ACESSAR O PORTAL FNS E REALIZAR O CADASTRO DO PISO SALARIAL

Para ter acesso à plataforma do Fundo Nacional de Saúde e contribuir com os dados relacionados ao piso salarial da enfermagem, basta procurar pelo portal FNS e acessá-lo. Em seguida, clique na opção "Investe SUS".

Role a página para baixo e procure por "Conheça as funcionalidades do InvestSUS". Em breve, estará disponível a opção "piso nacional da enfermagem".

Após selecionar a opção que se refere ao piso salarial da enfermagem, você será direcionado para o processo de cadastro. Nesse momento, serão apresentadas perguntas sobre:

  • O salário-base recebido pelo profissional;
  • Insalubridades;
  • Benefícios.

Tags

Autor