BACTÉRIA E ACNE

Jovem de 18 anos morre após contrair superbactéria por conta de acne no rosto, diz mãe da vítima; entenda

Acne pode ter sido a porta de entrada para superbactéria citada como causa da morte da jovem

Imagem do autor
Cadastrado por

Bianca Dias

Publicado em 15/06/2023 às 19:24 | Atualizado em 15/06/2023 às 23:15
Notícia
X

No início desta semana, Dâmilly Beatriz da Graça, uma jovem de 18 anos, morreu em Blumenau, Santa Catarina, por causa de uma infecção causada por uma superbactéria.

Segundo a mãe da falecida, Daniela Veiga, a bactéria teria entrado no corpo de sua filha através de uma acne em seu rosto.

"O ponto de entrada da bactéria foi uma acne que ela tinha no rosto", disse em publicação a mãe, também estudante de biomedicina. "Foi atingida por uma bactéria extremamente agressiva e de difícil reversão (Staphylococcus aureus)", completou.

Assim que chegou no hospital, no último domingo (11), Dâmilly foi logo encaminhada para a UTI. Porém a infecção generalizada ocasionou falência múltipla dos órgãos, o que levou à sua morte na segunda-feira (12).

Reprodução/Redes Sociais

Dâmilly Beatriz da Graça faleceu nesta semana após infecção generalizada causada por superbactéria. - Reprodução/Redes Sociais

Bactéria Staphylococcus aureus

A Staphylococcus aureus faz parte da família dos estafilococos, um tipo de bactéria encontrado na superfície de pele de cerca de 20% das pessoas e no nariz de 30% dos adultos.

Dentre as espécies de estafilococos, ela é a que mais possui propriedades capazes de induzir o aparecimento de doenças.

Normalmente, as pessoas são portadoras - ou seja, possuem a bactéria, mas nenhum sintoma causado por ela. Porém, ao entrar no corpo humano, pode gerar uma possível infecção na pele e até em outros órgãos.

Um dos caminhos para isso é justamente através de acnes, principalmente quando são espremidas - o que pode ter sido o caso de Dâmilly.

Ao espremer a espinha, acontece uma ruptura de tecido e se cria uma porta de entrada para a Staphylococcus aureus. Ela entra em contato com a mucosa e alcança a corrente sanguínea podendo atingir diversos órgãos.

Como evitar a infecção da bactéria

A melhor maneira de evitar a contaminação é manter os procedimentos básicos de higiene, como lavar as mãos.  

Profissionais de saúde também recomendam não espremer espinhas e manter feridas limpas.

 

Tags

Autor