Nesta época de festejos juninos, os Doutores da Alegria têm visitado unidades de saúde para animar as crianças que passam por tratamento para reabilitação da saúde. A apresentação, chamada de São Joãozinho, vai até quinta-feira (22).
Na manhã desta terça-feira (20), os Doutores da Alegria levaram os festejos de São Joãozinho ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) e ao Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife.
E nesta quarta-feira (21), os palhaços vão ao Hospital da Restauração, no Derby, área central da capital pernambucana. Na quinta-feira (22), o arraial será no Barão de Lucena, na Iputinga, na Zona Oeste.
Os palhaços apresentam o espetáculo Presepada de São João e fizeram um cortejo junino, acompanhados pelo convidado especial, o “São Foneiro” Damião Mota, músico parceiro do grupo.
No Huoc, na terça-feira (20), o arraial aconteceu no prédio do Centro de Oncologia (Ceon).
A plateia foi formada por crianças em tratamento oncológico, além dos seus acompanhantes e profissionais de saúde.
No Procape, a apresentação movimentou a cardiopediatria, no 4° andar do hospital.
Logo que viu os palhaços, Yasmin Emília Pereira da Silva Lima, de 4 anos, pediu ao pai para tirar a roupa do hospital e colocar o vestido de princesa.
Ela não tirou os olhos dos palhaços e acompanhou os Doutores da Alegria no cortejo pelos quartos.
"Ela pode estar triste, mas quando eles chegam, ela muda”, conta o pai, Luís Pereira da Silva Júnior. Eles são de Teresina, no Piauí, mas Yasmin faz tratamento no Procape há três meses. Desde então, ela recebe duas visitas semanais de uma dupla de “besteirologistas” dos Doutores da Alegria, Dra. Baju (Juliana de Almeida) e Dr. Eu_zébio (Fábio Caio).
Quem também se divertiu com as trapalhadas dos palhaços na festa junina foi Ana Júlia da Silva Lima, de 9 anos.
"A gente fica com tanto problema na cabeça, vê os filhos desse jeito, não tem como pensar noutra coisa. Aí, quando os palhaços estão aqui, as crianças se divertem, e nós também ficamos mais alegres", conta Elídia Maria Santos da Silva, mãe de Ana Júlia. Elas moram no bairro do Totó, Zona Oeste do Recife.
"O nosso trabalho acontece o ano inteiro: duas vezes por semana, uma dupla de palhaços visita cada hospital. Mas, nas datas especiais, como o São João, reunimos o elenco para uma ação comemorativa. Como nordestinos, todos amamos o São João. Então, é um prazer trazer um pouco dessa festa para as crianças, seus acompanhantes e profissionais de saúde", comenta o coordenador artístico da unidade Recife dos Doutores da Alegria, Arilson Lopes.
Em todos os hospitais, os palhaços estão apresentando a peça Presepada de São João, baseada no cordel "A peleja do noivo que tentou enganar a noiva na festa de São João ou vice e versa".
O folheto foi escrito por Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife dos Doutores da Alegria, que também assina a direção da peça.
A assistência de direção é de Marcelo Oliveira, e a produção de Nice Vasconcelos.
Na Presepada de São João, o noivo, Dr. Gonda (Tiago Gondim), é doidinho pela noiva, Dra. Muskyta (Olga Ferrario), mas morre de medo do pai dela, Dr. Micolino Lampião (Marcelino Dias).
E, para não encarar a fera, esse palhaço apronta um monte de presepadas, vistas e comentadas de perto pela dupla de fuxiqueiros: Dra. Nana (Ana Flávia) e Dr. Wago (Wagner Montenegro). Os santos juninos também estão todos participando da confusão: Santo Antônio é Dr. Lui (Luciano Pontes); Dr. Eu_Zébio (Fábio Caio), São João; e Dr. Dud Grud (Eduardo Filho), São Pedro.
QUEM SÃO OS DOUTORES DA ALEGRIA?
Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos.
Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.
Desenvolve o Programa de Palhaços em 12 hospitais de São Paulo e do Recife.
No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais.
A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.
O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal.
Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas.
Para contribuir com a manutenção do trabalho, basta acessar o site doar.doutoresdaalegria.org.br/ajude.