Tuberculose

SINTOMAS DA TUBERCULOSE: conheça as PRINCIPAIS causas da doença; saiba também os sinais

Apesar de a tuberculose afetar principalmente os pulmões, essa enfermidade também pode comprometer outras regiões do corpo, como ossos, intestino ou bexiga, ocasionando sintomas gerais e específicos do órgão afetado.

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 28/06/2023 às 19:07 | Atualizado em 28/06/2023 às 19:18
Notícia
X

De acordo com os médicos, os sinais mais frequentes de tuberculose são tosse crônica persistente, seca ou com expectoração, podendo conter sangue, desconforto torácico ao respirar ou tossir, febre leve, fadiga, sensação de falta de ar e perda de peso.

Apesar de a tuberculose afetar principalmente os pulmões, essa enfermidade também pode comprometer outras regiões do corpo, como ossos, intestino ou bexiga, ocasionando sintomas gerais e específicos do órgão afetado. 

Caso haja sintomas sugestivos de tuberculose, é fundamental buscar atendimento médico com um clínico geral ou pneumologista, que indicará o tratamento apropriado, prevenindo a transmissão da doença para outras pessoas e o surgimento de complicações.

Principais indícios

Os principais indícios de tuberculose são:

  • Tosse persistente por mais de três semanas, eventualmente com presença de sangue;
  • Desconforto torácico ao respirar ou tossir;
  • Febre leve;
  • Transpiração noturna excessiva;
  • Cansaço;
  • Perda de apetite;
  • Sensação de falta de ar;
  • Perda de peso inexplicável.

Os sintomas da tuberculose podem ser leves e durar vários meses, variando conforme o órgão afetado, como pulmões, ossos, intestino e olhos, por exemplo.

Sinais de tuberculose pulmonar

Os principais sintomas de tuberculose pulmonar incluem fadiga extrema, diminuição do apetite, sudorese noturna, perda de peso, febre leve no final do dia e tosse crônica persistente, seca ou com expectoração sanguinolenta.

Modalidades de tratamento

O tratamento da tuberculose é gratuito e, geralmente, envolve o uso diário de antibióticos, como a Rifampicina, por no mínimo 8 meses. Contudo, o tratamento pode se estender por 2 anos ou mais caso não seja seguido corretamente ou em casos de resistência bacteriana.

Nesse sentido, o médico orienta o paciente sobre a duração do tratamento medicamentoso, enfatizando a importância de tomar os remédios todos os dias, sempre no mesmo horário.

Referências 

Sintomas de Tuberculose- Tua Saúde. Acesso: 28/06/2023.

confira também: Trombose: conheça mitos e verdades sobre o problema

Tags

Autor