Com informações do Estadão Conteúdo
Exames do Instituto Adolfo Lutz, ligado ao governo paulista, confirmaram a febre maculosa como causa da morte da adolescente Erissa Nicole, de 16 anos, que esteve em uma festa na Fazenda Santa Margarida, em Campinas, no dia 27 de maio.
É o quarto óbito confirmado por febre maculosa de pessoas que estiveram no evento Feijoada do Rosa, na propriedade no distrito de Joaquim Egídio.
A adolescente foi ao local acompanhada do pai, que é bombeiro e trabalhou no evento.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Campinas, após apresentar sintomas, a jovem foi internada em um hospital privado no município e morreu no último dia 13.
Outros dois casos suspeitos de febre maculosa em pessoas que estiveram na mesma fazenda ainda são investigados:
- Um deles é de uma mulher de 40 anos, de Hortolândia, cidade vizinha, que continua hospitalizada.
- O outro caso é de uma mulher de 38 anos, de Campinas, que também está internada. Ela esteve em outro evento, um show do cantor Seu Jorge, realizado no dia 3 de junho, na Santa Margarida.
Seu Jorge informou não ter apresentado sintomas da doença, causada por uma bactéria.
A fazenda suspendeu os próximos eventos e ficará fechada por um período de, ao menos, 30 dias.
A empresa de eventos informou que atende às determinações da prefeitura em relação às medidas adotadas para identificar eventuais novos casos entre os frequentadores e prevenir futuras ocorrências.
Nesta quarta-feira, 14, a Prefeitura de Campinas anunciou um conjunto de medidas de enfrentamento à febre maculosa em resposta ao surto da doença na Fazenda Santa Margarida, ampliando as ações para todo o município.
Antes do surto atual, a cidade já havia registrado duas mortes por febre maculosa este ano, com infecção em outros locais.
FEBRE MACULOSA SINTOMAS
Veja abaixo 8 principais sintomas da febre maculosa:
- Febre
- Dor de cabeça intensa
- Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés
- Náuseas e vômitos
- Diarreia e dor abdominal
- Dor muscular constante
- Gangrena nos dedos e orelhas
- Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões causando paragem respiratória
FEBRE MACULOSA É CONTAGIOSA?
O município de Campinas, em São Paulo, enfrenta um surto de febre maculosa - uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável.
A febre maculosa pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade.
FEBRE MACULOSA CARRAPATO
A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada de carrapato.
No Brasil, duas espécies de riquétsias estão associadas a quadros clínicos da febre maculosa. Veja quais:
- Rickettsia rickettsii, que leva ao quadro de febre maculosa brasileira (FMB), considerada a doença grave, registrada no Norte do Estado do Paraná e nos Estados da Região Sudeste
- Rickettsia parkeri, que tem sido registrada em ambientes de Mata Atlântica (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Ceará), produzindo quadros clínicos menos graves
O município de Campinas é uma área endêmica para febre maculosa, e o período sazonal para a doença no Brasil se estende de maio a setembro.
FEBRE MACULOSA: VEJA VÍDEO ABAIXO SOBRE A TRANSMISSÃO DA FEBRE MACULOSA:
FEBRE MACULOSA TRANSMITE DE PESSOA PARA PESSOA?
A transmissão da febre maculosa ocorre somente por meio do contato com o carrapato infectado pela bactéria do gênero Rickettsia.
Não há transmissão de pessoa para pessoa.
Com as notícias sobre o surto em Campinas, a população começa a ficar apreensiva sobre a possibilidade de transmissão de bactérias causadoras da febre maculosa por carrapatos de cachorros no Brasil.