Piso salarial da enfermagem

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM HOJE: MINISTÉRIO DA SAÚDE REVELA próximo passo para PAGAR O PISO DA ENFERMAGEM; confira as últimas notícias desta quarta-feira (05)

Nova etapa do processo para pagamento do piso salarial da enfermagem foi concluída nesta quarta-feira (05)

Imagem do autor
Cadastrado por

Brenda de Barros

Publicado em 05/07/2023 às 22:24 | Atualizado em 05/07/2023 às 22:43
Notícia
X

Durante o discurso na 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou o pagamento retroativo do piso salarial da enfermagem desde maio.

Após o anúncio, o Ministério da Saúde revelou o próximo passo que o pagamento retroativo do piso da enfermagem seja creditado na conta dos profissionais da categoria.

GOVERNO FEDERAL CONFIRMA PAGAMENTO RETROATIVO DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM

Em seu discurso no evento, o presidente Lula confirmou o pagamento retroativo a maio e ressaltou a importância do trabalho da enfermagem.

Ele enfatizou que o salário de uma enfermeira, de cerca de R$ 4 mil, não deve ser considerado caro, pois é essencial considerar o valor do trabalho que esses profissionais desempenham em nossas vidas.

“[...] É preciso que a gente avalie efetivamente o valor do trabalho por aquilo que ele representa na nossa vida. Quem leva as pessoas para tomar banho, quem vai limpar as pessoas, quem dá comida, quem aplica injeção, quem mede a pressão, quem leva ao banheiro é exatamente o pessoal de baixo, que trabalha. E, por isso, esse pessoal tem que ser valorizado”, disse o presidente.

COMO VAI SER FEITO O PAGAMENTO RETROATIVO DO PISO DA ENFERMAGEM?

Segundo a Agência Brasil, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) garante que o piso salarial da enfermagem seja pago ao setor público, dividido em nove parcelas previstas para 2023.

QUAL É O PRÓXIMO PASSO PARA PAGAR O PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM?

O prazo dado pelo Ministério da Saúde para a atualização do banco de dados do Fundo Nacional da Saúde (FNS) pelos gestores dos estados e municípios chegou ao fim nesta quarta-feira (05).

De acordo com o Ministério, agora é necessário realizar o recálculo do rateio a ser repassado aos estados e municípios, para que o FNS possa dar início ao repasse dos recursos do piso salarial da enfermagem.

No entanto, não foi divulgada uma data específica para a conclusão desse processo.

Tags

Autor