DIABETES

INSULINA SEMANAL: conheça o medicamento que promete revolucionar o tratamento da diabetes

O grupo dos participantes que recebeu a insulina semanal mostrou resultados superiores, em comparação à insulina diária, para o controle da glicose

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 10/07/2023 às 15:40 | Atualizado em 10/07/2023 às 16:15
Notícia
X

A farmacêutica Novo Nordisk divulgou os resultados de pesquisas que mostraram o efeito positivo de Icodeca - insulina aplicada uma vez por semana.

Os achados foram apresentados durante o congresso anual da Associação Americana de Diabetes (ADA, na sigla em inglês), que ocorreu, no fim de junho, nos Estados Unidos. 

Para os pacientes com diabetes, uma insulina de aplicação semanal reduziria as agulhadas de 365 para apenas 52 por ano.

Atualmente, a insulina basal disponível é aplicada diariamente. Por isso, Icodeca desponta como um diferencial para os pacientes com diabetes que usam a medicação

A nova insulina, semanal, reduz aplicações e melhora a qualidade de vida das pessoas com diabetes.

Estudos apresentados durante o congresso da ADA envolveram pacientes com diabetes e dificuldade para controlar a glicose com medicamentos orais. 

O grupo dos participantes que recebeu a insulina semanal mostrou resultados superiores, em comparação à insulina diária, para o controle da glicose, que se manteve mais estável ao longo do tempo. 

Um dos estudos revelou que as pessoas que usaram a insulina semanal tiveram taxas ideais de glicose durante 71,9% do tempo. Já os pacientes que fizeram uso da versão diária de injeções conseguiu equilibrar a glicose em 66,9% do tempo.

A Novo Nordisk informa que, em abril de 2023, submeteu a insulina semanal para aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O prazo para avaliação é de 16 a 24 meses.

"Somente após a aprovação é que haverá discussão de preço e previsão de lançamento. O medicamento também está em análise pelo FDA (agência regulatória dos Estados Unidos), EMA (sistema regulador europeu) e NMPA (agência reguladora chinesa)", diz a farmacêutica. 

A previsão é que, no Brasil, a insulina semanal seja comercializado em 2025. 

Tags

Autor