Efeitos colaterais da Ozempic

OZEMPIC EFEITOS COLATERAIS: Ozempic e outras injeções usadas para emagrecer são INVESTIGADAS por efeito colateral perigoso

Agência Europeia de Medicamentos (EMA) investiga possível relação entre o uso de medicamentos similares à Ozempic com saúde psicológica dos usuários

Imagem do autor
Cadastrado por

Brenda de Barros

Publicado em 10/07/2023 às 17:26 | Atualizado em 10/07/2023 às 17:53
Notícia
X

O Comitê de Avaliação de Risco da Farmacovigilância (PRAC) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) está investigando os medicamentos semelhantes à Ozempic, utilizados para perda de peso, após receber notificações sobre uma possível relação entre pensamentos suicidas e o uso do fármaco.

De acordo com a Folha de S. Paulo, a Islândia notificou a EMA sobre os efeitos colaterais do medicamento após o relato de três casos terem ocorrido no país.

Entenda mais detalhes nessa matéria

  • Investigação aobre efeitos colaterais da Ozempic
  • Quais são os efeitos colaterais da Ozempic?
  • Fabricante da Ozempic fala sobre investigação dos efeitos colaterais

INVESTIGAÇÃO SOBRE EFEITOS COLATERAIS DA OZEMPIC

A BBC News Brasil informou que no início da investigação do PRAC serão avaliados os riscos do uso de medicamentos como a Ozempic (cuja propriedade é a semaglutida ou liraglutida) para acelerar a perda de peso.

Em seguida, considerar se outros remédios da mesma categoria precisam passar por mais avaliações.

De acordo com um funcionário da EMA, "a revisão está sendo realizada no contexto de um alerta levantado pela Agência de Medicamentos da Islândia, após três relatos de casos. Os relatos de casos incluíram dois casos de pensamentos suicidas – um após o uso de Saxenda e outro após Ozempic".

QUAIS SÃO OS EFEITOS COLATERAIS DA OZEMPIC?

Aprovado e comercializado no Brasil para o tratamento de diabetes tipo 2, o Ozempic é um remédio que auxilia no controle da taxa de açúcar no sangue e do peso, contendo uma dose menor da mesma substância ativa presente no Wegovy, a semaglutida.

Devido ao número crescente de pessoas sem diabetes que estão adquirindo Ozempic com o objetivo de perder peso, houve uma escassez global do produto.

Estes medicamentos possuem potenciais efeitos colaterais. No caso de medicamentos utilizados para perda de peso, que devem ser associados a uma dieta saudável e prática de exercícios físicos, os efeitos colaterais mais comuns incluem:

  • Cansaço;
  • Constipação;
  • Depressão;
  • Diarréia;
  • Dores de cabeça;
  • Dor de estômago;
  • Pensamentos suicidas;
  • Náusea;
  • Vômito.

As informações adicionais presentes da bula desses medicamentos também recomenda que os usuários estejam atentos aos sinais de mudança de humor, pensamentos e setimentos, bem como o acompanhemento médico.

"Você deve prestar atenção a quaisquer alterações mentais, especialmente mudanças repentinas em seu humor, comportamentos, pensamentos ou sentimentos. Ligue para o seu médico imediatamente se você tem alguma alteração mental que seja nova, pior ou que o preocupe".

FABRICANTE DA OZEMPIC FALA SOBRE INVESTIGAÇÃO DOS EFEITOS COLATERAIS

Um representante da Novo Nordisk, fabricante do Ozempic, disse que está acompanhando a investigação da EMA sobre os efeitos colaterais do fármaco e afirma que a empresa "continua comprometida em garantir a segurança do paciente."

"Os dados de segurança coletados de grandes programas de ensaios clínicos e vigilância pós-comercialização não demonstraram uma associação causal entre semaglutida ou liraglutida e pensamentos suicidas e de automutilação.

A Novo Nordisk está continuamente realizando vigilância dos dados de ensaios clínicos em andamento e uso no mundo real de seus produtos e colabora estreitamente com as autoridades para garantir a segurança do paciente e informações adequadas aos profissionais de saúde.

A EMA monitora continuamente os sinais de segurança, assim como a Novo Nordisk."

A reportagem da coluna de Saúde e Bem-estar do JC também entrou em contato com a Novo Nordisck no Brasil com o objetivo de obter mais informações sobre a investigação dos efeitos colaterais da Ozempic, que emitiu a seguinte nota:

"Sempre preocupada com a segurança de seus pacientes, a Novo Nordisk monitora continuamente relatos sobre o uso de seus medicamentos. Em todo o mundo, atualmente, mais de 6,3 milhões de pessoas utilizam os medicamentos da companhia baseados em análogos de GLP-1 (liraglutida e semaglutida).

A avaliação de dados de segurança coletados de grandes programas de ensaios clínicos com mais de 25 mil pessoas em todo o mundo, vigilância pós-comercialização e outras fontes relevantes de informação não comprovaram uma associação causal entre o uso de semaglutida ou a liraglutida e pensamentos de suicídio ou de automutilação."

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também foi questionada pela BBC News Brasil para saber se existe alguma avaliação semelhante ocorrendo no país, mas ainda não obteve resposta.

VEJA TAMBÉM: POR QUE OZEMPIC EMAGRECE? SAIBA COMO FUNCIONA E QUANTO CUSTA O MEDICAMENTO NESTE VÍDEO

Tags

Autor