Demência

DEMÊNCIA: Saiba as principais causas da síndrome e o que fazer para evitar

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 2 milhões de pessoas vivem com alguma forma de demência

Imagem do autor
Cadastrado por

Jefferson Vandré

Publicado em 13/07/2023 às 0:12 | Atualizado em 13/07/2023 às 22:39
Notícia
X

A demência é uma síndrome que causa o declínio das habilidades mentais, como fala, memória e raciocínio, e pode causar alterações comportamentais de humor ao longo do dia, afetando principalmente pessoas com idade superior a 65 anos.

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 2 milhões de pessoas vivem com alguma forma de demência.

Segundo dados estimativos da Alzheimer’s Disease International, o número de pessoas com algum tipo de demência no mundo pode chegar a 74,7 milhões em 2030 e 131,5 milhões em 2050, já que a população vem envelhecendo a cada ano.

 

QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS DE DEMÊNCIA?

1. Doença de Alzheimer

O Alzheimer é o tipo mais comum de demência, e corresponde a cerca de 70% dos casos. É uma doença causada pela neurodegeneração do tecido cerebral, e seus fatores de risco vão de idade avançada, baixa escolaridade, histórico familiar, dentre outros.

2. Demência com corpos de Lewy

Essa variação da doença é considerada a segunda causa mais comum de demência degenerativa, e é causada pela degeneração e mortes de neurônios. Seus sintomas mais comuns são a mudança do estado mental durante o dia, perda de memória e psicose.

3. Demência vascular

A demência vascular é associada à redução da circulação de sangue no cérebro, afetando principalmente idosos homens acima dos 70 anos, que geralmente são portadores de diabetes, hipertensão e colesterol alto. Essa doença pode causar até mesmo depressão e epilepsia.

4. Demência frontotemporal

Essa variação da demência causa atrofia dos lóbulos temporal e frontal, seja apenas um ou ambos, afetando diretamente o humor, comportamento, fala e visão. A causa dessa doença ainda é desconhecida, mas afeta principalmente pessoas entre os 45-65 anos.

5. Demência provocada pelo álcool (Síndrome de Korsakoff)

Esse tipo de demência é causada pela deficiência da vitamina B1, ocasionada geralmente pela má alimentação ou pelo consumo excessivo de álcool. Seus principais sintomas são amnésia e perda de memória recente.

6. Doença de Huntington

Essa é uma forma hereditária da demência, ou seja, é herdada dos pais. Seus principais sintomas são a descoordenação de movimentos e a deterioração da função mental. Medicamentos podem ajudar a aliviar os sintomas, mas a doença é progressiva e leva à morte.

COMO EVITAR A DEMÊNCIA?

A demência não tem cura, mas alguns costumes saudáveis ao longo da vida podem evitar ou pelo menos retardar o seu surgimento. Os principais hábitos que podem retardar a demência são:

  • Cuidar da saúde mental
  • Praticar atividades físicas
  • Continuar estudando e aprendendo coisas novas
  • Dormir bem
  • Evitar bebidas alcoólicas 
  • Não fumar
  • Ter boas relações sociais

COMO É DIAGNOSTICADA A DEMÊNCIA?

Os médicos, na maioria dos casos, podem diagnosticar a demência com as informações sobre os sintomas e o histórico familiar da pessoa, além de testes mentais e de habilidades, para confirmar se o idoso tem ou não um declínio cognitivo grande em comparação aos níveis anteriores. 

Para um diagnóstico mais complexo da doença, além dos testes cognitivos, também são feitos testes psicológicos, avaliações neurológicas, avaliações psiquiátricas e até mesmo tomografia computadorizada e ressonância magnética. 

 

Tags

Autor