As eleições para o quinquênio 2023-2028 dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) serão realizadas nos dias 14 e 15 de agosto. Em Pernambuco, quatro chapas concorrem ao comando da autarquia. Está entre as três unidades federativas com o maior número de chapas (Distrito Federal e São Paulo também têm quatro grupos na disputa).
Para promover o debate sobre as ações durante a campanha e as propostas para o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) nos próximos anos, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) realizou, na segunda-feira (17), uma sabatina com os representantes das quatro chapas durante o Debate da Super Manhã da Rádio Jornal (clique aqui para ouvir).
Eles responderam a perguntas das jornalistas Cinthya Leite, titular desta coluna Saúde e Bem-Estar, do JC, e Natália Ribeiro, âncora do programa.
Participaram da sabatina o urologista André Dubeux (chapa 1), o ortopedista Mário Jorge Lôbo (chapa 2), o clínico-geral Clezio Leitão (chapa 3) e o urologista Misael Wanderley (chapa 4).
Os representantes de cada chapa tiveram 1'30'' para responder a cada uma das cinco questões feitas pelas jornalistas. Foram feitas três perguntas no 1º bloco do programa e duas no 2º bloco. Um sorteio, na abertura de cada bloco e antes das considerações finais (cada um teve um minuto para este momento), definiu a ordem das respostas.
Veja abaixo, na ordem de respostas durante o programa, o que cada um disse ao ser questionado:
"O que diferencia a sua chapa das outras?"
ELEIÇÕES CREMEPE 2023: CHAPA 3
CLEZIO LEITÃO, CLÍNICO-GERAL (CHAPA 3)
"A chapa da gente difere na composição, com relação à pluralidade. É uma chapa que tem 100% de renovação. Ou seja, nós não temos o que habitualmente acontece ao longo de gestões que se repetem, que são os vícios - com todo o respeito aos colegas que fazem parte da gestão atual e anteriores. Nossaa chapa é composta por pessoas de diversas gerações; é intergeracional. Nela, a maioria dos profissionais tem uma formação acadêmica diferenciada: mestrado, doutorado e pós-doutorado. São pessoas que representam instituições públicas e privadas, que representam todo o complexo que são as diversas regiões de Pernambuco. A gente acredita que ter um olhar voltado para as diversas realidades do nosso Estado é fundamental para se fazer uma boa gestão. Creio que isso aí já diz muiuto do que nós somos. Acho que, ao longo do tempo, vamos poder mostrar isso. A gente tem mostrado, nas redes, o quanto nós somos plural."
ELEIÇÕES CREMEPE 2023: CHAPA 4
MISAEL WANDERLEY, UROLOGISTA (CHAPA 4)
"A nossa chapa se assemelha muito com o que disse meu colega Clezio, no sentido de ser uma chapa de renovação. É uma chapa também plural, que não tem nenhum viés político. Aí nos diferenciamos completamente dele (da chapa 3) totalmente. Nós apregoamos que a gente não deve (ter viés político); é misturar as coisas, e eu acho que isso é uma coisa que tá bem claro nas nossas propostas também. Temos pessoas do Recife até o Alto Sertão como representantes (da chapa 4), e uma das nossas proposta é a interiorização. É uma chapa de oposição, e não de continuismo. Não é a chapa que já vem no poder há tempo bastante tempo, como é principalmente as duas primeiras chapas (chapas 1 e 2): a da situação (chapa 1), que evidentemente quer se manter no poder. Mas nós acreditamos numa renovação, numa retomada de um olhar mais profundo para o médico e para medicina. Nós queremos tirar o viés político. Nós queremos que o Cremepe possa reassumir um protagonismo que tem perdido ao longo do tempo. Temos propostas muito profícuas para o exercício da medicina, valorizando sobretudo o princípio hipocrático da medicina."
ELEIÇÕES CREMEPE 2023: CHAPA 2
MÁRIO JORGE LÔBO, ORTOPEDISTA (CHAPA 2)
"A nossa chapa foi constituída num conceito de oposição, de oposição de ideias, porque a gente viu o conselho perder o protagonismo das ideias e da coragem de executá-las. Então, é uma chapa que foi construída com diálogo entre diversas sociedades de especialidades, academia, sindicato dos médicos e um grupo de conselheiros. É uma chapa que traz, em seu bojo, uma renovação de 80%. E é com essa representatividade que queremos resgatar esse protagonismo; uma união que, em Pernambuco, fez a diferença; união que trouxe bastante conquistas para os médicos e para a sociedade; uma união que é referência nacional do movimento dos médicos. Cada um com o seu papel, somando suas forças para que a gente entregue uma medicina de qualidade. É uma estrutura do conselho voltada para o atendimento das necessidades do médico; desse médico que está na ponta, que está sofrendo as dores."
ELEIÇÕES CREMEPE 2023: CHAPA 1
ANDRÉ DUBEUX, UROLOGISTA (CHAPA 1)
"Experiência, renovação e independência diferenciam nossa chapa das demais. Nossa chapa, que não tem nenhum viés político, é de vínculo com entidades. Nossa chapa é uma chapa plural, com 17 mulheres e 21 novos conselheiros. Continuismo é inércia; é acomodação. Continuidade é aprimoramento e aperfeiçoamento; é fazer autocríticas e reconhecer seus erros. Então, a nossa chapa, apesar de estar com alguns conselheiros há algum tempo, tem essa particularidade: de a gente constituir, com os órgãos de controle de classe, de controle social, Ministério Público, Tribunal de Justiça. A nossa credibilidade só vem a aumentar, e nós temos representantes também de Caruaru e de Petrolina, justamente para saber quais as possibilidades e quais as dificuldades que esses colegas têm no interior. Nossa chapa vem a trazer as soluções para seus problemas (dos médicos). Então, resumindo: ela (chapa 1) é experiência, independência com renovação e responsabilidade."
ENTENDA AS ELEIÇÕES DO CREMEPE
O processo eleitoral acontece em todos os CRMs do País e é coordenado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Os vencedores formarão o corpo de conselheiros da instituição a partir de 1º de outubro de 2023 e exercerão um mandato de cinco anos.
Cada chapa é composta por 40 médicos, sendo 20 candidatos a conselheiro titular e 20 a conselheiro suplente.
A votação será realizada exclusivamente pela internet nos dias 14 e 15 de agosto, das 8h às 20h. Após o horário determinado, o sistema está habilitado para não receber novos votos.
O início da votação, na manhã do dia 14, e o encerramento, na noite do dia 15, serão transmitidos pela internet, no canal do CFM no YouTube.
A participação é obrigatória para os médicos com menos de 70 anos.
Para poder votar, os médicos precisam estar com o cadastro atualizado e a situação financeira em dia no conselho até o dia 7 de agosto.