SAÚDE CARDIOVASCULAR

Ser atleta de fim de semana é tão ruim assim? Não! Ciência até avisa que faz bem para o coração

Novo estudo, publicado no periódico científico JAMA, destaca que benefícios para a saúde cardiovascular (para quem treina diariamente e para aqueles que se exercitam só no fim de semana) são os mesmos

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 20/07/2023 às 18:16
PORNSAWAN/FREEPIK BANCO DE IMAGENS
Diretrizes de saúde pública recomendam a prática de atividades físicas moderadas a intensas por pelo menos 150 minutos por semana - FOTO: PORNSAWAN/FREEPIK BANCO DE IMAGENS

Quase todos nós crescemos lendo e ouvindo que os atletas de fim de semana (aqueles que não praticam atividades físicas de segunda a sexta-feira, mas aproveitam o sábado e o domingo para se exercitarem) colocam a saúde em risco

Entre as explicações que chegam para a gente, está o fato de o atleta do fim de semana "compensar" a falta dos exercícios dos outros dias exagerando na dose. E dessa maneira, aparecem lesões e problemas causados por atividade física intensa praticada por um corpo não treinado. 

Mas agora a ciência desponta com novos achados que deixam essas constatações para trás. 

Sim, um novo estudo traz informações animadoras para aqueles que buscam manter uma vida ativa e saudável. 

De acordo com a pesquisa Atividade física para a saúde - cada minuto conta (na tradução livre para o português), publicado no periódico científico JAMA, os benefícios para a saúde cardiovascular (para quem treina diariamente e para aqueles que se exercitam só no fim de semana) são os mesmos, independentemente de como a atividade física é distribuída ao longo da semana.

Isso significa que tanto os "atletas de fim de semana", que se exercitam intensamente uma ou duas vezes por semana, quanto aqueles que praticam exercícios mais curtos, mas com maior frequência, desfrutam dos mesmos benefícios para o coração.

É o que analisa, com base no estudo, o cardiologista Audes Feitosa, fellow da Sociedade Europeia de Cardiologia. 

"O estudo, que envolveu 89.500 pessoas com idade média de 62 anos, dividiu os participantes em três grupos: 'guerreiros' de fim de semana, praticantes regulares e sedentários. Surpreendentemente, mais da metade dos participantes foram classificados como 'guerreiros' de fim de semana, demonstrando que é possível obter benefícios significativos para o coração mesmo com uma rotina de exercícios menos convencional", diz Audes. 

CADA MINUTO CONTA, INCLUSIVE O DO ATLETA DE FIM DE SEMANA

O cardiologista Audes Feitosa destaca que as diretrizes de saúde pública recomendam a prática de atividades físicas moderadas a intensas por pelo menos 150 minutos por semana.

"Essa recomendação se mantém, independentemente de como esses minutos são distribuídos ao longo dos dias. Isso é especialmente importante para aqueles que têm uma agenda agitada e acham difícil encontrar tempo regularmente para se exercitar", diz.

DIVULGAÇÃO

"Cada minuto de atividade conta, e os médicos devem incentivar seus pacientes a encontrarem maneiras de se movimentar e incluir atividades físicas em suas rotinas diárias", sublinha Audes Feitosa - DIVULGAÇÃO

VEJA ABAIXO O QUE O CARDIOLOGISTA AUDES FEITOSA DESTACA SOBRE O TEMA: 

MEXA-SE AOS POUCOS

"É essencial ressaltar que qualquer forma de atividade física é melhor do que a inatividade. Mesmo pequenos aumentos na atividade física podem trazer benefícios para a saúde. Estudos anteriores mostraram que mesmo atingir menos de 150 minutos por semana de atividade física de intensidade moderada já proporciona redução do risco de mortalidade e doenças cardiovasculares."

SEU TREINO, DO SEU JEITO

"Cada minuto de atividade conta, e os médicos devem incentivar seus pacientes a encontrarem maneiras de se movimentar e incluir atividades físicas em suas rotinas diárias. Estabelecer metas de atividade física alcançáveis com base na idade, habilidades físicas e nível atual de atividade de cada indivíduo é fundamental para promover um estilo de vida ativo."

EXERCÍCIO PERSONALIZADO

"Além disso, é importante destacar que a resposta à atividade física pode variar de pessoa para pessoa. Enquanto algumas pessoas podem obter benefícios substanciais com níveis mais baixos de atividade, outras podem precisar de uma quantidade maior para colher os mesmos benefícios. Cada indivíduo é único e a prescrição de exercícios deve ser personalizada de acordo com as necessidades e capacidades de cada um."

EXERCÍCIO TAMBÉM É 'REMÉDIO'

"No geral, esse estudo nos lembra que a atividade física é uma parte essencial de um estilo de vida saudável, independentemente de como ela é praticada. Todos os minutos de movimento contam, e cada esforço para se exercitar traz benefícios à saúde cardiovascular."

MOTIVE-SE E INCENTIVE OS DEMAIS

"É fundamental que todos, desde os "atletas" de fim de semana até os atletas diários, sejam incentivados a encontrar maneiras de incluir a atividade física em suas vidas diárias."

A saúde do coração agradece!

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias