Presidente LULA dá entrada em hospital em Brasília para realizar procedimento no quadril
Presidente afirmou que tem um problema antigo na cabeça do fêmur, e que a dor tem se intensificado com o tempo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, de Brasília, na manhã desta quarta-feira (26), para realizar um procedimento no quadril direito.
Lula realizará uma artroplastia de quadril em outubro deste ano, para solucionar definitivamente o problema.
LULA REALIZA PROCEDIMENTO EM BRASÍLIA
O chefe do executivo realizou, na manhã desta quarta-feira (26), um procedimento eletivo, minimamente invasivo, de denervação percutânea, no quadril direito, para alívio de dor crônica até a realização da cirurgia em outubro.
O procedimento foi realizado sem intercorrências e o presidente deve cumprir agenda no Palácio da Alvorada até esta quinta-feira (27).
CIRURGIA EM OUTUBRO
Nesta terça-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que deve operar a cabeça do fêmur em outubro.
Essa seria a janela de oportunidade para fazer a cirurgia e se recuperar em meio aos compromissos da Presidência da República, segundo ele.
Lula citou como exemplo compromissos internacionais, como a reunião dos Brics, na África do Sul, e a conversa que teve com a Nasa sobre monitoramento da Amazônia.
O presidente disse que quer passar pelo procedimento para parar de sentir dor.
Ele afirmou que sente dores no osso há tempos, e que isso afeta seu humor.
"Você fica uma pessoa chata e ninguém quer dar bom dia por medo de levar um esporro", declarou em sua live semanal.
Com informações da Agência Estado.
ARTROPLASTIA DE QUADRIL
A articulação do quadril é formada pelo acetábulo (osso da bacia) e pela cabeça do fêmur (osso da coxa).
A junção destas estruturas permite uma grande estabilidade articular que possui a importante função de suportar o peso do corpo.
A Artroplastia de Quadril consiste na substituição cirúrgica da articulação lesionada por uma prótese confeccionada de materiais artificiais (metal, cerâmica, titânio, polietileno).
A cirurgia para colocação de uma prótese de quadril é considerada uma operação de grande porte, tecnicamente difícil, realizada por uma equipe bem treinada e especializada e que exige cuidados especiais do paciente após a cirurgia.
BENEFÍCIOS DA CIRURGIA
Os benefícios desta cirurgia são: redução expressiva da dor na maioria dos pacientes; redução da rigidez com o movimento próximo ao normal; aumento da capacidade e da distância de caminhada e melhora significativa para realizar a maioria das atividades de vida diária.
RISCOS DA CIRURGIA
Este procedimento cirúrgico também oferece seus riscos, tais como: perda grande de sangue, podendo ser necessária transfusão sanguínea; trombose, que consiste na formação de coágulos dentro das veias, que podem impedir a circulação normal do sangue na perna com perigo de embolia pulmonar; reação à anestesia; infecção pós-operatória e problemas técnicos intra-operatórios.
REFERÊNCIAS
Cartilha de Traumato-Ortopedia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão - https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-nordeste/hu-ufma/saude/area-do-paciente/ANEXO1CARTILHAATQ.pdf. Acesso em 26/07/2023.