O câncer de próstata no Brasil é o segundo tipo mais comum de câncer, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer - INCA, foram registrados 71.730 casos de câncer de próstata em 2022.
A próstata é uma glândula exclusiva dos homens que se desenvolve abaixo do abdômen, que trabalha na liberação de urina e produção de sêmen.
O câncer de próstata é considerado já um câncer da terceira idade, isso se dá por causa dos 75% dos casos de câncer de próstata atingirem homens com mais de 65 anos.
A maioria dos casos de câncer de próstata se desenvolvem de forma lenta, em alguns casos podendo levar 15 anos para que o tumor chegue a um centímetro cúbico.
Saiba sintomas do câncer de próstata
A detecção precoce do câncer de próstata é fundamental para aumentar a chance de sucesso do tratamento.
Durante sua fase inicial o câncer de próstata se desenvolve de forma silenciosa, muitos pacientes não apresentam sintomas ou quando apresentam se trata do desenvolvimento benigno da próstata.
Já durante a fase final esses podem ser alguns sintomas:
- provocar dor óssea;
- sintomas urinários;
- infecção generalizada;
- insuficiência renal.
Alguns outros sintomas de câncer de próstata são:
- Dificuldade de urinar;
- Diminuição do jato de urina;
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
- Sangue na urina.
O acompanhamento médico é fundamental pois esses sintomas não são exclusivos do câncer de próstata.
Quais fatores aumentam as chances de desenvolver o câncer de próstata?
Veja agora quais fatores podem potencializar os riscos de desenvolver o tumor de câncer de próstata:
- A idade é um fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos;
- Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias;
- Excesso de gordura corporal (sobrepeso e obesidade) aumenta o risco de câncer de próstata avançado;
- Os fumantes têm um risco aumentado de morte por câncer de próstata, ou seja, aqueles que desenvolvem a doença têm um prognóstico significativamente pior;
- Exposições a aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio), arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata.
Como se prevenir do câncer de próstata?