ASSISTÊNCIA

Cuidados paliativos no SUS: Hospital Alfa inaugura Serviço de Cuidados Paliativos; veja como funciona

Setor conta com uma enfermaria especializada e um ambulatório multiprofissional

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 02/08/2023 às 11:51 | Atualizado em 03/08/2023 às 15:39
FREEPIK/BANCO DE IMAGENS
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares diante de uma doença que ameace a vida - FOTO: FREEPIK/BANCO DE IMAGENS

Em Pernambuco, a rede estadual de saúde passa a contar, a partir desta quarta-feira (2), com um novo serviço especializado no acolhimento de pacientes em cuidados paliativos - uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes com doenças crônicas e progressivas por meio do alívio do sofrimento, tratamento da dor e de outros sintomas físicos e emocionais

Serviço de Cuidados Paliativos é oferecido pelo Hospital Alfa, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O setor conta com uma enfermaria especializada e um ambulatório multiprofissional.

"Nossa expectativa é receber pacientes com condições ou doenças ameaçadoras à vida, prioritariamente, àqueles com critérios de terminalidade ou fase final de vida e demandas elevadas de sofrimento físico, psicossocial ou espiritual", explica a médica clínica e paliativista Alessandra Macêdo, coordena o serviço.

"Geralmente são pacientes oncológicos, mas também receberemos pacientes com doenças cardiovasculares, neurológicas ou doenças renais terminais", acrescenta. 

DIVULGAÇÃO
Leitos para pacientes em cuidados paliativos já estão em operação no Hospital Alfa - DIVULGAÇÃO

Na enfermaria, são 12 leitos disponíveis para internamento, que conta com uma estrutura planejada para amenizar a dor e o sofrimento, além de uma equipe focada no acolhimento, manejo dos sintomas e proteção aos pacientes e seus familiares.

O ambulatório, que funciona para pacientes egressos (aqueles que passaram por internamento na própria unidade), conta com uma equipe multidisciplinar especializada em cuidados paliativos: fisioterapeutas, médicos e enfermeiros, entre outros.

"Este é um momento ímpar para o Alfa. Já contávamos com a Comissão de Cuidados Paliativos bastante engajada. Expandir as ações através da abertura do serviço é um ganho para nossos pacientes, principalmente pela equipe especializada, humana e empática que atuará. Além disso, conseguiremos ter uma maior representação dos cuidados na UTI", destaca a diretora-geral da unidade, Milene Dantas.

A proposta é oferecer um acompanhamento que permeia os mais diversos eixos dos cuidados.

"Nosso objetivo é realizar um trabalho multiprofissional, focado no controle dos sintomas e no acolhimento integral aos pacientes, estendendo esse cuidado aos seus familiares, que, muitas vezes, também são atravessados por essas doenças", completa Alessandra.

Sob gestão da Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH), o Hospital Alfa soma atualmente 290 leitos: 100 de terapia intensiva (UTI) e 190 de enfermaria.

Além dos leitos de cuidados paliativos, a unidade conta com leitos de neurologia clínica, pneumologia, cardiologia e clínica médica.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias