ATENDIMENTO DE URGÊNCIA

Para reanimar vítimas de parada cardiorrespiratória, Samu começa a atender com aparelhos de última geração

Os reanimadores cardiopulmonares automáticos podem ser usados para o tratamento do paciente no local da ocorrência e durante a transferência para a unidade de saúde, inclusive em aeronaves em pleno voo

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 03/08/2023 às 11:26 | Atualizado em 03/08/2023 às 11:30
CIRIO GOMES/JC IMAGEM
Samu Recife adquire equipamentos de ponta para reanimação de pacientes - FOTO: CIRIO GOMES/JC IMAGEM

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Recife) recebem treinamento, nesta quinta-feira (3), para utilização de compressores torácicos mecânicos de última geração, capazes de dar maior efetividade às manobras de reanimação cardiorrespiratória de pacientes. 

O treinamento ocorre no auditório do Samu Recife, localizado na Boa Vista, Centro do Recife. E já nesta sexta-feira (4), os profissionais (médicos e enfermeiros) poderão utilizar o aparelho durante os atendimentos nos locais da ocorrência e ambulâncias

Durante o treinamento deste quinta-feira, eles são capacitados para utilização do aparelho, com aulas teóricas e práticas, incluindo simulação de uma ocorrência de parada cardíaca em manequins.

CIRIO GOMES/JC IMAGEM
Samu Recife adquire equipamentos de ponta para reanimação de pacientes - CIRIO GOMES/JC IMAGEM

A tecnologia aumenta as chances de sobrevida de pacientes que venham a sofrer paradas cardíacas fora do ambiente hospitalar.

Dos cinco aparelhos adquiridos pela Prefeitura do Recife para uso no Samu, quatro já foram entregues, e o último está previsto para chegar em breve.

Os dispositivos automáticos chegam para substituir o trabalho manual de reanimação e ficarão disponíveis nas quatro ambulâncias com terapia intensiva (UTI) móvel e no helicóptero de resgate aeromédico do Samu Metropolitano do Recife.

"A sobrevivência a uma parada cardíaca fora de ambiente hospitalar está diretamente ligada ao tempo de resposta e à constância das manobras de ressuscitação", diz o médico Leonardo Gomes, coordenador-geral do Samu Metropolitano do Recife.

"Os equipamentos são projetados para fornecer compressões torácicas de alta qualidade e contínua, já que não se expõem ao estresse ou fadiga inerentes à atividade humana. Os aparelhos ainda possibilitam a liberação de um socorrista para ajudar possíveis outras vítimas. Ou seja, iremos oferecer um trabalho ainda mais eficiente e seguro", acrescenta Leonardo.

CIRIO GOMES/JC IMAGEM
Samu Recife adquire equipamentos de ponta para reanimação de pacientes - CIRIO GOMES/JC IMAGEM

Os reanimadores cardiopulmonares automáticos podem ser usados para o tratamento do paciente no local da ocorrência e durante a transferência para a unidade de saúde, inclusive em aeronaves em pleno voo.

Até então, era necessário pousar para conseguir realizar esse procedimento.

Os compressores torácicos mecânicos também podem ser utilizados em gestantes.

Os equipamentos, comprados com um investimento de R$ 316 mil por parte da Prefeitura do Recife, serão os primeiros adquiridos por um serviço de urgência e emergência no Norte e Nordeste do País.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias