Aedes Aegypti

VACINA CONTRA DENGUE vai ser oferecida pelo SUS? Laboratório solicitou que o IMUNIZANTE seja incorporado ao SUS; entenda mais detalhes

Anúncio da incorporação da vacina contra dengue no SUS foi feito pela ministra da Saúde, Nísia Trindade

Imagem do autor
Cadastrado por

Brenda de Barros

Publicado em 10/08/2023 às 21:22 | Atualizado em 10/08/2023 às 21:28
Notícia
X

Nesta quarta-feira (09), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou que o laboratório japonês Takeda Pharma registrou solicitação formal para inclusão da vacina contra a dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A divulgação ocorreu durante audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, mas o pedido foi registrado na quarta-feira (02) .

O Ministério da Saúde tem mantido diálogo com a empresa Takeda, que também colabora com a Hemobrás [Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia] para o Fator 8 contra a hemofilia. Essa empresa está em diálogo conosco. Entrou agora, no dia 2 de agosto, com a solicitação formal de sua incorporação”, enfatizou a ministra.

As informações são da Agência Brasil

VACINA DA DENGUE TEM APROVAÇÃO DA ANVISA

A vacina contra dengue foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março.

VACINA CONTRA DENGUE VAI SER OFERECIDA PELO SUS?

Após o registro da solicitação formal para inclusão da vacinao pedido deve ser analisado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS (Conitec).

Com isso, o imunizante ainda não está sendo oferecido pelo SUS.

Entenda mais detalhes sobre a vacina contra dengue

A Qdenga está disponível no Brasil para administração subcutânea, seguindo um esquema de duas doses com intervalo de três meses entre as aplicações.

Esse esquema é válido para pessoas de 4 a 60 anos, independente da exposição anterior ao vírus.

Eficácia da vacina contra dengue

Quando considerados todos os sorotipos da dengue combinada, a eficácia entre os indivíduos que não tiveram infecção prévia pelo vírus foi de 66,2%.

No caso de indivíduos infectados anteriormente, a eficácia foi de 76,1%.

Tags

Autor