Viver à beira-mar pode ser a chave para uma vida mais tranquila e saudável
Descubra como morar perto da praia pode transformar sua qualidade de vida
Abrir a janela de casa e se deparar com o mar é um sonho para muitas pessoas, mas você sabia que, além da bela paisagem e do clima agradável, viver próximo à praia também traz inúmeros benefícios para a qualidade de vida? De acordo com especialistas, essa proximidade está diretamente relacionada à saúde física e mental.
Um estudo da Universidade de Exeter, no Reino Unido, constatou que, de fato, as pessoas que vivem perto do mar são mais saudáveis, possuem menores níveis de estresse e mais disposição. Junto aos dados da Pesquisa de Saúde da Inglaterra, os cientistas analisaram aproximadamente 26 mil voluntários entre pessoas que moram próximo (até 1 km) e aqueles que vivem mais distantes da linha costeira (50 km ou mais).
A pesquisa afirma que as pessoas que moram próximas ao mar apresentam menos sintomas relacionados com distúrbios mentais, e comprova que tem muitos efeitos positivos para a saúde e bem-estar.
“Quando você coloca uma pessoa em um ambiente de praia, não vai ser nenhuma grande surpresa que as pessoas relaxem", disse o pesquisador Mathew White, psicólogo ambiental da Escola Médica da Universidade de Exeter. “O ambiente à beira-mar pode reduzir o estresse e estimular a atividade física”, acrescentou.
Por isso, quem tem o prazer de morar em uma região litorânea passa a contar com diversas vantagens que vão além dos momentos de lazer, descanso e diversão. O contato com a natureza tem influência direta na saúde do corpo e da mente, e quem diz é a ciência.
De acordo com o psiquiatra Amaury Cantilino, criar familiaridade com a vida costeira, com o azul das águas e a paisagem natural, pode trazer maior sensação de contentamento e satisfação, isso porque a beira-mar também é um local propício para o convívio social.
Geralmente, quem vive no litoral acaba saindo mais de casa, encontrando mais pessoas, estabelecendo relações. Esses aspectos levam a maior sensação de suporte e coesão social. Além disso, estar perto do mar também permite caminhadas solitárias nos momentos de estresse”, explica o médico.Outro benefício é a prática de atividades físicas. A praia é um local favorável para fortalecer o hábito de fazer exercícios, como caminhadas, corridas e esportes aquáticos. Além disso, o contato com a natureza e a paisagem agradável tornam essas atividades mais prazerosas.
“A prática de esportes que podem ser realizados a beira-mar, ou na própria água, podem promover engajamento com a natureza e atividade motora com importantes efeitos neurobiológicos”, reforça Cantilino.
Entre as principais vantagens de morar na região costeira, a melhora na qualidade do ar é um ponto significativo. O ar purificado auxilia no combate a problemas respiratórios e ajuda na qualidade do sono, além disso, a luz do sol também tem efeito regulatório benéfico no ritmo circadiano, que é o nosso relógio biológico e ajuda na regulação emocional.
“Há indicativos de que pessoas que vivem mais próximas dos trópicos têm chance menor de apresentarem depressão. A gente não tem dado a devida importância aos impactos psíquicos da poluição do ar, visual e sonora corrente nas nossas grandes cidades. É um estresse provocado pelo excesso de estímulos que desgastam o cérebro e podem levar a uma sobrecarga neuronal. Isso tudo predispõe à ansiedade e à exaustão”, afirma o psiquiatra.
Diante de tantas vantagens, não é de se surpreender que cada vez mais pessoas estejam buscando morar à beira-mar e investir nessa qualidade de vida. Afinal, além dos benefícios diretos na saúde mental, a moradia na orla marítima também agrega valor ao imóvel.