CÂNCER DE PULMÃO

CÂNCER DE PULMÃO SINTOMAS: Câncer de pulmão é o mais letal no mundo; veja sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção

No Brasil, são cerca de 30 mil mortes por ano, de acordo com dados do Inca

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 15/08/2023 às 16:20 | Atualizado em 16/08/2023 às 19:19
Notícia
X

O Agosto Branco é a mobilização dedicada à conscientização do câncer de pulmão. Esse tipo de tumor, além de ter grande incidência no Brasil, é geralmente descoberto em estágios avançados.

"É o tipo com a maior taxa de mortalidade em todo o mundo. No Brasil, são cerca de 30 mil mortes por ano, de acordo com dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer). E embora o Inca preveja uma redução de 28% nessa taxa, para os anos de 2026 a 2030, o câncer de pulmão ainda mata mais que o colorretal, mama e próstata", alerta o radiologista do Real Hospital Português Francisco Sarmento, integrante da equipe do Check-up do Pulmão da unidade. 

CÂNCER DE PULMÃO EM FUMANTES

O médico destaca que a principal causa do câncer de pulmão está relacionada com o tabagismo. Dados também do Inca apontam que cerca de 85% dos casos diagnosticados do tumor estão associados ao consumo de derivados de tabaco.

"Outros fatores também podem estar presentes, como exposição a gases e metais pesados, tuberculose e doenças pulmonares não tratadas, a exemplo de enfisema e bronquite crônica."

Novos estudos têm apontado que os cigarros eletrônicos são capazes, da mesma maneira que o tabaco comum, causar câncer de pulmão. "Os chamados vaporizadores também podem promover dependência à nicotina e provocar doenças pulmonares, como o câncer de pulmão", diz o radiologista, ao reforçar que toda forma de tabagismo é prejudicial à saúde. 

Por isso, pessoas que convivem com fumantes, chamadas de fumantes passivas, também estão com a saúde em risco. 

"Pessoas que convivem, sobretudo em ambientes fechados, com outras que fumam têm um risco 30% maior de desenvolver câncer de pulmão, em comparação com quem não está exposto à fumaça. Estudos apontam que a fumaça secundária, emitida pela ponta final de um cigarro aceso, contém três vezes mais nicotina e monóxido de carbono e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas", sublinha Francisco Sarmento. 

CÂNCER DE PULMÃO SINTOMAS: O QUE ACONTECE QUANDO A PESSOA TEM CÂNCER DE PULMÃO? 

O grande desafio dos programas de saúde é identificar o câncer de pulmão nos estágios iniciais. Por ser uma doença silenciosa, que quase sempre não apresenta sintomas no começo, o diagnóstico geralmente é tardio.

"Sinais como perda de peso inexplicada, fadiga, falta de ar, tosse (principalmente com muco ou sangue) e infecções respiratórias de repetição devem ser investigados", destaca Francisco Sarmento. 

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE PULMÃO? 

Além da avaliação clínica, os exames de imagem desempenham papel importante no diagnóstico do câncer de pulmão.

O principal exame é a tomografia computadorizada de tórax.

"Para ampliar a possibilidade do diagnóstico precoce, o Real Hospital Português criou o Check-up do Pulmão, um programa de rastreamento de câncer de pulmão", informa Francisco Sarmento. 

O programa de rastreamento é composto por especialistas como pneumologista, radiologista, cirurgião torácico e cirurgião oncológico.

Por meio de consultas periódicas e exames de imagem, como tomografia computadorizada de tórax com baixa dose de radiação, é possível acompanhar o estado de saúde do paciente e identificar a doença em fase inicial.

"O fato do Real Hospital Português ser um centro de referência em oncologia, com profissionais atuando desde o diagnóstico até o tratamento, traz benefícios para o paciente. Em um só local, é possível realizar as consultas, os exames e, se necessário, ter acesso às opções de tratamento que melhoram a qualidade de vida e ampliam as chances de cura", ressalta o radiologista. 

O Check-up do Pulmão do Real Hospital Português é indicado para pessoas dos 50 aos 80 anos, fumante ou que parou de fumar há menos de 15 anos.

O Real Hospital Português também tem um programa de acompanhamento de nódulo incidental, que complementa o programa de rastreamento e possui o papel de detectar precocemente o câncer de pulmão em pacientes não elegíveis ao rastreamento.

COMO TRATAR O CÂNCER DE PULMÃO? 

O tratamento pode incluir quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e cirurgia, inclusive robótica. A definição considerar fatores como o tipo e estágio do tumor, a localização e as condições de saúde do paciente.

COMO SE PREVENIR DO CÂNCER DE PULMÃO? 

A principal medida de prevenção é a cessação do tabagismo.

Médicos orientam a realização do rastreio anual através de tomografia de tórax.

"Aliado a isso, adotar hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e sono regular, é fundamental", finaliza Francisco Sarmento. 

CONTEÚDO RELACIONADO: Tipos de CÂNCER mais COMUNS no BRASIL

Tags

Autor