IMUNIZAÇÃO

Vacinas contra HPV e meningite começam a ser aplicadas nos shoppings do Recife; veja quem pode tomar

Os imunizantes são voltados para meninos e meninas de 9 a 14 anos (HPV), como também de 11 e 12 anos (meningocócica ACWY). Não há necessidade de agendamento

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 15/08/2023 às 17:21 | Atualizado em 15/08/2023 às 18:52
Notícia
X

A Prefeitura do Recife iniciou a aplicação das vacinas contra HPV e meningite ACWY (conjugada) nos Centros de Vacinação instalados nos shoppings Recife, em Boa Viagem; RioMar Recife, no Pina; Tacaruna, em Santo Amaro; e Boa Vista, na área central da cidade.

Os imunizantes também estão sendo aplicados no Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte, Zona Norte do Recife.

O atendimento é realizado de acordo com o horário de funcionamento de cada um dos locais e não precisa de agendamento. A iniciativa tem como objetivo ampliar as coberturas dos imunizantes na capital.

A vacina contra HPV (papilomavírus humano) é destinada a meninas e meninos entre 9 e 14 anos.

O esquema vacinal do HPV deste grupo é composto por duas doses do imunizante, que devem ter um intervalo de seis meses entre a primeira e a segunda dose.

A vacina contra HPV, que deve ser aplicada preferencialmente antes do início da vida sexual, protege contra doenças causadas pelos tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus HPV, que podem causar câncer do colo do útero e ânus, por exemplo. 

Já a vacina meningocócica ACWY (conjugada) é ofertada ao público não vacinado de 11 e 12 anos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, e ampliada para faixa etária de 13 e 14 anos até dezembro de 2023.

A iniciativa leva em consideração o comunicado de 31 de maio do Ministério da Saúde.

O esquema da vacina meningocócica ACWY (conjugada) é feito com dose única, não sendo necessário repetir a aplicação.

Segundo o Ministério da Saúde, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença meningocócica. Por isso, é necessário ampliar a vacinação para que haja uma diminuição do número de portadores da bactéria na nasofaringe.

"É importante que todos estejam vacinados, com os esquemas completos, para evitar o adoecimento e também minimizar as chances de transmissão dessas doenças que podem ter consequências graves ou até levar à morte", alerta a gerente de Imunização do Recife, Nádia Carneiro.

"Como esse público adolescente tem uma grande circulação pelos shoppings e possui maior autonomia, a Secretaria de Saúde resolveu levar esses imunizantes para os locais como forma de facilitar a rotina das famílias", acrescenta.  

As vacinas podem ser aplicadas no mesmo momento, inclusive junto aos imunizantes contra covid-19 e gripe - as duas últimas também continuam disponíveis nos Centros de Vacinação da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife.

Para ser vacinado, a criança e o adolescente devem estar acompanhados dos pais ou responsável maior de 18 anos.

Para agilizar a vacinação, a recomendação é que os usuários levem um documento de identificação com foto, a carteira de vacinação e o cartão SUS ou CPF.

Os horários de funcionamento dos cinco Centros de Vacinação podem ser conferidos no site conecta.recife.pe.gov.br ou aplicativo do Conecta Recife.

É importante destacar que as duas vacinas, que fazem parte do Calendário de Vacinação de Rotina, continuam disponíveis nas mais de 150 salas de vacina do município.

Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, também sem necessidade de agendamento.

Veja a lista dos novos locais e seus horários de vacinação:

  • Shoppings centers Recife, RioMar, Tacaruna e Boa Vista: Segunda a sábado, das 9h às 19h; no domingo, das 12h às 19h.
  • Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes (Casa Forte): de domingo a domingo, das 8h às 18h.

 *No domingo, o Shopping Boa Vista inicia a vacinação a partir das 11h.

ASSISTA: Ministério da Saúde alerta para a vacinação contra o vírus HPV

Tags

Autor