FAUSTÃO TRANSPLANTE: Veja as últimas notícias sobre o transplante de coração de Faustão; confira o ESTADO DE SAÚDE do apresentador
Depois que a situação do apresentador Fausto Silva piorou devido ao agravamento da sua insuficiência cardíaca, ele passou a fazer parte da lista de espera para receber um novo coração
O comunicador Fausto Silva, popularmente conhecido como Faustão, entrou na lista exclusiva para receber um transplante de coração.
Veja nesta matéria últimas notícias do Faustão
QUAL É O ESTADO DE SAÚDE DO FAUSTÃO?
Conforme o mais recente boletim médico do Hospital Albert Einstein, instituição na qual ele tem estado hospitalizado por mais de duas semanas, houve agravamento do quadro de insuficiência cardíaca.
"Ele encontra-se sob cuidados intensivos e, em virtude do agravamento do quadro, há indicação para transplante cardíaco. O paciente está em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração", diz o documento divulgado no último domingo (20).
QUAL É A DOENÇA DE FAUSTÃO? VEJA O QUE É INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
Segundo o Ministério da Saúde, a insuficiência cardíaca é um distúrbio em que o coração bombeia sangue de forma inadequada, causando redução do fluxo sanguíneo e refluxo (congestão) do sangue nas veias e pulmões, além de outras alterações que podem aumentar a debilidade do coração.
FAUSTÃO TRANSPLANTE: QUANDO É INDICADO O TRANSPLANTE DE CORAÇÃO?
A necessidade de realizar um transplante surge quando os medicamentos orais e alterações do estilo de vida, não conseguem promover a melhora ou estabilização da situação.
No contexto brasileiro, a fila destinada aos procedimentos de transplante de órgãos é compartilhada entre indivíduos atendidos tanto pelo sistema de saúde público quanto pelo setor privado.
COMO FUNCIONA A FILA DE TRANSPLANTE DE CORAÇÃO?
A ordem de espera dos pacientes na fila segue a sequência em que foram registrados.
No entanto, em alguns casos, determinados pacientes podem receber prioridade devido à severidade da sua condição médica.
Nestas circunstâncias, os critérios são claramente definidos e estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
A lista é única e não tem favorecido em relação à classe social, por exemplo.
O que torna o paciente prioridade é seu estado de saúde — diz a cardiologista Stephanie Rizk, especialista em insuficiência cardíaca, transplante cardíaco e coração artificial da Rede D’Or, Hospital Sírio-Libanês e da Cardio-Oncologia do InCor.
SINTOMAS DA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
Os principais sinais e sintomas da insuficiência cardíaca são:
- falta de ar (dispneia);
- inchaço dos pés e pernas (edema);
- falta de energia e cansaço;
- dificuldade de dormir à noite devido à dificuldade de respirar;
- abdômen inchado (ascite);
- perda de apetite, que pode ser acompanhada de náuseas;
- ganho de peso (devido ao inchaço no corpo);
- tosse;
- aumento da frequência e necessidade de urinar à noite;
- confusão mental e tontura.
FAUSTÃO SAIU DA BAND E VOLTOU PARA GLOBO? Apresentador toma GRAVE DECISÃO; entenda!