DESAFIOS DO SETOR

Congresso no Recife debate desafios dos serviços de saúde em tempos de reforma tributária e expansão da judicialização da saúde

Congresso da Federação Nacional dos Estabelecimentos e Serviços de Saúde (Fenaess) é realizado em parceria com o Sindicato dos Hospitais Particulares de Pernambuco (Sindhospe)

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 23/08/2023 às 22:30
Notícia
X

Os desafios e impactos que a reforma tributária traz para a Saúde, a crise no setor, a relação da rede particular com o Sistema Único de Saúde (SUS), a sustentabilidade do setor, as temáticas que envolvem o piso da enfermagem, a judicialização da saúde e a saúde suplementar estão entre os principais temas que serão debatidos durante o 10º Congresso da Federação Nacional dos Estabelecimentos e Serviços de Saúde (Fenaess).

O evento, realizado em parceria com o Sindicato dos Hospitais Particulares de Pernambuco (Sindhospe), acontece nos dias 24 e 25 de agosto, no Hotel Marante, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. 

Durante a tarde desta quarta-feira (23), a diretoria da Fenaess realizou uma coletiva de imprensa, no auditório do Sindhospe, em Santo Amaro, área central do Recife, para apresentar a programação do congresso. 

Baseados no tema Saúde brasileira: entre a realidade e a sobrevivência, os principais grupos hospitalares do País debatem os desafios do setor durante o congresso, que ocorre num momento epidemiológico controlado em relação à covid-19 e numa fase de expansão da judicialização da saúde.

Entre os principais temas debatidos, estão as perspectivas de mudanças nas relações com a reforma trabalhista e as expectativas diante da reforma tributária. 

Entre os palestrantes convidados, estão o presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello, e o superintendente-executivo da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), Marcos Paulo Novais.

A relação entre prestadores de serviço e operadoras de planos de saúde é ainda um dos temas centrais, assim como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que contará com um painel com a participação da conselheira diretora da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Nairane Rabelo.

O médico e deputado federal Pedro Westphalen (PP/RS), que é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Serviços de Saúde, também confirmou presença.

O presidente da Fenaess, Breno Monteiro, que também preside a Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), acredita que o momento é oportuno para mostrar a força econômica e social do setor da Saúde. "É um congresso da retomada, o primeiro 100% presencial depois da pandemia (fim da emergência sanitária global de covid-19)", afirma.

O presidente do Sindhospe, Dr. George Trigueiro, destaca que a 10ª edição é ainda mais simbólica por celebrar os 40 anos de fundação da Fenaess e os 35 anos do Sindhospe.

"Pernambuco tem um forte histórico quando o assunto é o setor médico-hospitalar. Somos pioneiros na área e o segundo maior polo médico do Brasil", destaca. "Também será uma grande oportunidade para falarmos da crise da sustentabilidade do setor saúde, com a falta de financiamento da rede particular conveniada ao SUS", finaliza. 

Tags

Autor