POLITRAUMA CORPORAL: Saiba O QUE É POLITRAUMATISMO e entenda O QUE HOUVE COM o ator KAYKY BRITO
Na madrugada deste sábado (2), Kayky Brito foi atropelado por um motorista de aplicativo no Rio de Janeiro
Kayky Brito foi transferido na tarde deste sábado (2) para o hospital Copa d’Or, na Zona Sul do Rio de Janeiro, após ser atropelado no início da madrugada de hoje, ao atravessar a Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade.
O ator teve “politrauma corporal e traumatismo craniano”.
Saiba tudo sobre o estado de saúde de Kayky Brito e confira as últimas notícias sobre o caso.
O QUE HOUVE COM KAYKY BRITO? ENTENDA O CASO
Ele estava em um quiosque na orla da praia com amigos e atravessou a pista para ir ao carro.
Quando retornou, foi atropelado por um motorista de aplicativo que tinha saído do Recreio dos Bandeirantes levando como passageiras uma mulher e uma criança.
As passageiras e o motorista não se machucaram.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o estado de saúde é considerado gravíssimo.
O motorista que conduzia o veículo foi encaminhado à 16ªDP (Barra da Tijuca) e ao Instituto Médico-Legal (IML) do Centro do Rio, onde fez o exame de alcoolemia.
De acordo com a Polícia Militar, não foi constatada a ingestão de bebida alcoólica pelo atropelador.
POLITRAUMA CORPORAL: O QUE É?
O politraumatismo é definido como uma síndrome de múltiplas lesões sequenciais e sistêmicas com repercussões em órgãos e sistemas vitais, podendo levar ao estresse fisiológico, algia intensa, instabilidade óssea e hemorragia.
O politrauma também pode ser definido pelo número de regiões corporais que sofreram injúria, tendo ao menos duas regiões diferentes afetadas e com repercussões fisiológicas negativas.
QUEM SÃO AS PESSOAS MAIS AFETADAS?
Estudos trazem que o perfil das vítimas de acidentes que cursaram com politraumatismo são, majoritariamente, adultos em idade produtiva, do sexo masculino.
As causas externas com maior predomínio foram quedas e acidentes automobilísticos, especialmente com motociclistas, e as estruturas corpóreas mais afetadas foram crânio, tórax, membros superiores e inferiores, podendo levar a incapacidades físicas e/ou mentais, temporárias ou permanentes e também levar ao óbito.
REFERÊNCIAS
- Artigo sobre Atendimento Inicial ao Paciente Politraumatizado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33882/1/artigo_para_deposito.pdf. Acesso em 02/09/2023.