SINTOMAS DE DIABETES TIPO 1 E 2: Veja quais são os SINAIS DE ALERTA da DIABETES MELLITUS e quais frutas DIABÉTICOS devem EVITAR
No Brasil, mais de 13 milhões de pessoas convivem com a diabetes mellitus, o que representa cerca de 6,9% da população
A diabetes é uma doença crônica causada pela produção insuficiente ou má absorção da insulina no organismo. A insulina é o hormônio responsável por controlar a glicose no sangue, fornecendo energia para o corpo.
Segundo informações da Sociedade Brasileira de Diabetes, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas convivem com a diabetes mellitus, o que representa cerca de 6,9% da população.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE DIABETES?
De acordo com o Ministério da Saúde, a diabetes mellitus pode apresentar diversos tipos, com sintomas e causas distintas. Portanto, é importante estar atento aos principais sinais da doença para que o tratamento seja iniciado.
Diabetes tipo 1:
A diabetes tipo 1 não é transmissível e ocorre de forma hereditária, representando cerca de 5% a 10% de todos os casos de diabetes no país. Essa doença geralmente se manifesta na fase adulta, mas é geralmente diagnosticada em crianças.
Pessoas com parentes que têm ou já tiveram diabetes devem realizar exames com maior frequência para monitorar e evitar alterações nos níveis de glicose no sangue.
Diabetes tipo 2:
A diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo deixa de absorver ou produzir insulina de forma adequada. A causa da doença está relacionada ao sobrepeso, sedentarismo, níveis elevados de triglicerídeos, hipertensão e hábitos alimentares inadequados.
SINTOMAS DA DIABETES TIPO 1 E TIPO 2
A fome, sede e a necessidade frequente de urinar são os principais sintomas da diabetes, mas existem alguns sintomas que podem diferenciar os dois tipos da doença.
Sintomas da diabetes tipo 1:
- Fome frequente;
- Sede constante;
- Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
- Perda de peso;
- Fraqueza;
- Fadiga;
- Mudanças de humor;
- Náusea e vômito.
Sintomas da diabetes tipo 2:
- Fome frequente;
- Sede constante;
- Formigamento nos pés e mãos;
- Vontade de urinar diversas vezes;
- Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;
- Feridas que demoram para cicatrizar;
- Visão embaçada.
QUAIS FRUTAS DIABÉTICOS DEVEM EVITAR?
As frutas contêm frutose, um açúcar natural encontrado também no mel e em outros vegetais. Pessoas com diabetes podem consumir qualquer tipo de fruta, mas em excesso, algumas frutas podem aumentar os níveis de glicose no sangue
Confira a lista de frutas que podem influenciar nos níveis da diabetes:
- Banana;
- Ameixa preta;
- Caqui;
- Manga;
- Mamão;
- Melancia;
- Melão.
TRATAMENTO DA DIABETES
O tratamento para diabetes tipo 1 é feito a partir do uso diário de injeções de insulina, para o controle dos níveis de glicose no organismo. A injeção normalmente é aplicada em camadas de células de gordura, os médicos normalmente recomendam que a injeção de insulina seja aplicada na barriga, coxa, braço, região da cintura e glúteo.
Já a diabetes tipo 2 é tratada com inibidores que impedem a digestão e absorção de carboidratos no intestino, sulfonilureias e glinidas que estimulam a produção de insulina.
Vale lembrar que a diabetes mellitus é uma doença crônica, portanto não tem cura. Como resultado, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece medicamentos gratuitamente para o tratamento da doença.