CAMPANHA EDUCATIVA

Reumatologistas vão ao Parque da Jaqueira para conscientizar a população sobre doenças reumáticas no Recife

Durante a mobilização neste domingo (17/9), reumatologistas fornecerão orientações à população sobre artrite reumatoide, artrose, espondiloartrites e artrite psoriásica, entre outras doenças reumáticas

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 15/09/2023 às 17:12 | Atualizado em 15/09/2023 às 17:19
Notícia
X

As doenças reumáticas já afetam mais de 15 milhões de pessoas no Brasil. Elas são uma das principais causas de afastamento do trabalho e podem levar à incapacidade física, se não diagnosticas e tratadas de forma adequada.

Entre os sintomas, estão dor persistente e inchaço nas articulações, que podem levar à deformidade nos pés e mãos, desgaste nas cartilagens e nos ossos.

Com essa preocupação de alertar e conscientizar a população, médicos da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), em uma ação de mobilização nacional com sociedades regionais de reumatologia e pacientes, vão às ruas, neste domingo (17), para conscientizar e prevenir doenças reumáticas. 

Eventos simultâneos ocorrerão em São Paulo, Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Maceió (AL), Brasília (DF), Natal (RN), Vitória (ES), Porto Velho (RO), Macapá (AP), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Araguaína (TO), João Pessoa (PB), São Luis (MA), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Belém (PA) e Curitiba (PR). 

A mobilização nacional, organizada pela SBR em 18 Estados e no Distrito Federal, tem como objetivo de esclarecer a população sobre as principais dúvidas em relação a doenças reumáticas como artrite reumatoide, osteoartrite/artrose, espondiloartrites, artrite psoriásica, lombalgia, lúpus eritematoso sistêmico, fibromialgia, osteoporose, gota, febre reumática, esclerose sistêmica, miosites, síndrome de Sjögren e outras doenças reumáticas.

DIVULGAÇÃO
Para a presidente da Sociedade de Reumatologia de Pernambuco (SRPE), a reumatologista Lilian David de Azevedo Valadares, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, menor o dano articular e melhor a qualidade de vida do paciente - DIVULGAÇÃO

Durante os eventos, médicos, profissionais de saúde e pacientes orientarão a população sobre o diagnóstico precoce das doenças. Serão distribuídas gratuitamente cartilhas informativas sobre as principais doenças reumáticas.

Na programação, em todo o País, haverá tendas de orientações, distribuição de cartilhas, atividade física e caminhadas, entre outras iniciativas.

Segundo o reumatologista Marco Antônio Araújo da Rocha Loures, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), muitas das doenças reumáticas são controladas com uma intervenção precoce, capaz de reduzir os sintomas e diminuir a progressão.

O médico alerta para a importância do diagnóstico, do tratamento nas fases iniciais das doenças reumatológicas e do papel do reumatologista nos sistemas de saúde.

"Médicos de todas as sociedades regionais de reumatologia estarão mobilizados, no dia 17, para levar informações objetivas e atualizadas. Dores nas articulações podem ser sintomas de doenças reumáticas, como artrite e osteoartrite/artrose, e devem ser investigadas, diagnosticadas e tratadas de forma adequada por um reumatologista", afirma Marco Antônio.

PARQUE DA JAQUEIRA, NO RECIFE, RECEBE EVENTO SOBRE DOENÇAS REUMÁTICAS

No Recife, a ação acontecerá no Parque da Jaqueira, na Zona Norte da cidade. 

Durante a mobilização neste domingo (17/9), das 9h às 12h, reumatologistas fornecerão orientações à população sobre as doenças reumatológicas.  

Para a presidente da Sociedade de Reumatologia de Pernambuco (SRPE), a reumatologista Lilian David de Azevedo Valadares, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, menor o dano articular e melhor a qualidade de vida do paciente.

"O evento deste domingo (17) será uma grande oportunidade para esclarecer as principais dúvidas e orientar a população", destaca Lilian. 

De acordo com a SBR, a osteoartrite ou artrose é a doença reumática mais frequente no Brasil e representa cerca de 30% a 40% das consultas em ambulatórios de reumatologia.

Já a artrite reumatoide, doença de natureza inflamatória, crônica e progressiva, acomete cerca de dois milhões de pessoas no Brasil. Trata-se de uma doença mais prevalente entre mulheres, na faixa dos 30 aos 55 anos, mas também atinge pessoas de todas as idades, inclusive crianças.

Entre os sintomas da artrite reumatoide, estão dor persistente e inchaço nas articulações, que podem levar à deformidade nos pés e mãos, desgaste nas cartilagens e nos ossos e até à incapacidade física, se não diagnosticadas precocemente e tratadas de forma adequada.

Já a dor nas costas ou lombalgia é a segunda causa mais comum de consultas médicas gerais e só perde para o resfriado comum. Entre 65% e 80% da população mundial desenvolvem dor na coluna em alguma etapa da vida.

Tags

Autor