Piso salarial da enfermagem

O PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM FOI PAGO em SÃO PAULO? Veja o que disse o Governo do estado

O piso salarial da enfermagem foi pago em São Paulo

Imagem do autor
Cadastrado por

Matheus Melquiades

Publicado em 22/09/2023 às 7:54 | Atualizado em 29/09/2023 às 8:01
Notícia
X

A classe da enfermagem está na expectativa de quando irão receber os valores referentes ao piso salarial da enfermagem. As etapas necessárias para o pagamento foram realizadas.

O presidente Lula sancionou em maio deste ano R$ 7 bilhões destinados ao pagamento do piso salarial da enfermagem, e o Ministério da Saúde através dos dados disponibilizados pelo InvestSUS tem realizado repasses para o pagamento do piso salarial da enfermagem desde agosto.

Esses repasses do piso salarial da enfermagem são uma espécie de benefício para as instituições conseguirem para o piso salarial aos profissionais da enfermagem.

O pagamento do piso salarial da enfermagem já começou em São Paulo

O Governo de São Paulo informou na tarde da última quinta-feira (21), que os profissionais que atuam nas Organizações Sociais de Saúde (OSS) e nas unidades filantrópicas receberam os repasses do piso salarial da enfermagem.

Os servidores do estado irão receber o piso salarial da enfermagem na próxima folha corrente de outubro.

O Governo de São Paulo disse ainda que "Os profissionais que porventura não receberem agora, devido divergências com o banco de dados federal, terão seu direito garantido e deverão receber no próximo repasse".

Quais instituições têm direito aos auxilio para o pagamento do piso salarial da enfermagem?

Em junho, durante o julgamento do piso salarial da enfermagem, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que nem todas as instituições de saúde teriam direito ao auxílio.

A únicas instituições que teriam direito aos repasses do piso salarial da enfermagem são:

  • Unidades de administração direta da SES;
  • As autarquias e fundações da área da saúde, sob a gestão do Estado de São Paulo;
  • Entidades privadas sem fins lucrativos, com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS na área de saúde; 
  • Entidades privadas contratualizadas ou conveniadas pela SES, que atendam, pelo menos, 60% de seus pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a aprovação do piso salarial, a qualidade no setor privado vai cair?

Tags

Autor