VOLUNTARIADO

Serviço de Voluntariado do Procape completa 15 anos de trajetória altruísta e humanizada

Nesta segunda-feira (25), uma série de ações serão realizadas, a partir das 9h, no Centro de Estudos do Procape, localizado no bairro de Santo Amaro, área central do Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 24/09/2023 às 11:53 | Atualizado em 24/09/2023 às 11:55
Notícia
X

O voluntariado do Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape), da Universidade de Pernambuco (UPE), completa 15 anos nesta segunda-feira (25). É o único serviço de voluntariado, no Estado, ligado a um serviço público de saúde do governo de Pernambuco. 

Para marcar a data, uma série de ações serão realizadas, a partir das 9h da segunda-feira, no Centro de Estudos do Procape, localizado no bairro de Santo Amaro, área central do Recife.

Também serão feitas homenagens a 23 voluntários do Procape. 

Uma missa em ação de graças abre as comemorações e será celebrada pelo padre Eronildo Freitas. 

Em seguida, uma mesa-redonda será formada para apresentar o trabalho ao longo dos 15 anos de voluntariado. A abertura será feita pelo cardiologista Ricardo Lima, diretor do Procape. Na ocasião, ele fará uma apresentação sobre os benefícios do voluntariado para a saúde mental, com foco na felicidade. 

O altruísmo, um comportamento em que as ações voluntárias de um indivíduo beneficiam outros, é uma das razões pelas quais as pessoas (impulsionadas pela empatia) querem ajudar o próximo.

"No voluntariado, muitas pessoas encontram o que realmente gostam de fazer, e de forma espontânea. Então, trabalhar onde se sente bem, ajudando o próximo, transforma-se num prazer, além de trazer felicidade", diz Ricardo Lima, ao destacar um dos pontos que serão apresentados durante o evento em homenagem ao voluntariado do Procape. "No serviço de voluntariado, há relatos de quem, nesse trabalho, entende o sentido que o satisfaz." 

No Procape, cada voluntário tem como compromisso servir em um dia da semana, por quatro horas.

A coordenadora e criadora do Serviço de Voluntariado do Procape, Iolanda Chaves, comenta que é gratificante o trabalho desenvolvido por cerca de 60 pessoas que abraçam atualmente a missão de ajudar o próximo pelos corredores do hospital. 

"O voluntariado faz um bem enorme para a gente também. Levamos acolhimento para os pacientes, que já são tão sofridos, assim como para seus acompanhantes. A gente recebe cada um, organiza filas e leva até os setores do hospital. Esse trabalho nos torna pessoas cada vez melhores", destaca Iolanda. 

Durante o evento desta segunda-feira (25), outros voluntários também darão o testemunho sobre o trabalho que exercem. Entre os que serão homenageados, estão aqueles que completam 10 e 15 anos de dedicação ao serviço. 

 

Tags

Autor