Piso salarial da enfermagem

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: PAGAMENTOS de setembro serão LIBERADOS QUANDO? Veja a previsão de pagamentos

A categoria dos profissionais de enfermagem aguarda há mais de um ano pela definição do piso salarial da área.

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 02/10/2023 às 17:29 | Atualizado em 02/10/2023 às 17:31
Notícia
X

A categoria dos profissionais de enfermagem aguarda há mais de um ano pela definição do piso salarial da área.

Em junho deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou os últimos detalhes para a implementação do piso salarial da enfermagem.

Nessa decisão, o STF estabeleceu que somente aqueles que trabalhassem 44 horas semanais receberiam o valor integral do piso salarial da enfermagem, vinculando-o, assim, à carga horária.

No guia oficial do piso salarial da enfermagem, elaborado pelo Ministério da Saúde, havia uma fórmula para calcular o valor correspondente de acordo com a jornada de trabalho.

Por exemplo, considerando uma técnica de enfermagem que trabalha 30 horas semanais, com o piso estabelecido para técnicos que cumprem 44 horas semanais sendo de R$ 3.325, ela receberia um montante calculado como 30 x 3.325/44, equivalente a R$ 2.267.

O PAGAMENTO DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM VAI SER FEITO QUANDO?

Os repasses do piso salarial da enfermagem, realizados pelo Ministério da Saúde para as instituições, já foram efetuados, e a categoria estava ansiosa para saber quando esses recursos chegariam até eles.

O Fórum Nacional de Enfermagem (FNE) respondeu a essa dúvida, afirmando que a parcela de setembro do piso salarial da enfermagem será creditada nesta segunda-feira, dia 02.

Esse pagamento incluirá os valores correspondentes às diferenças dos meses de maio a agosto, com base nos novos dados lançados na plataforma do InvestSUS pelos entes.

CARTILHA PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM

Além disso, o FNE informou que o Ministério da Saúde planeja lançar uma nova versão da cartilha do piso salarial da enfermagem nesta sexta-feira, dia 02, com algumas correções em relação à edição anterior.

O Ministério da Saúde também assumiu o compromisso de fornecer aos municípios os dados atualizados sobre a enfermagem por meio do InvestSUS, com um prazo estabelecido até o dia 08 de outubro.

Tags

Autor