Para ampliar acesso a exames e tratamento do câncer de mama, carretas atenderão 5 mil mulheres em Pernambuco
Governo de Pernambuco disponibilizará quatro unidades móveis para oferecer procedimentos, exames e consultas a pernambucanas de todas as regiões
Em atenção à saúde da mulher e ao Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, lança o projeto Carreta da Saúde. O objetivo é acelerar a detecção da doença em fase inicial no Estado.
A ação vai disponibilizar unidades móveis que percorrerão municípios pernambucanos para oferecer uma série de procedimentos médicos a mulheres. Além disso, serão realizados mutirões de rastreamento, detecção precoce e controle do câncer de mama e do colo de útero em unidades de saúde do Estado.
"Ao longo do tempo, infelizmente, a saúde da mulher vem sendo negligenciada pelo poder público. O nosso trabalho agora é garantir a descentralização do atendimento às mulheres. Por isso, lançamos a autorização para o credenciamento das carretas da saúde da mulher", diz Raquel Lyra.
A governadora explica que quatro carretas serão credenciadas e rodarão em todas as regiões do Estado, chegando a locais onde as mulheres não têm acesso a serviços de saúde pública. "Isso (acontecerá) de uma forma cooperada com hospitais parceiros do governo de Pernambuco, além de clínicas e instituições", acrescenta.
A secretária Estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, ressalta que o Outubro Rosa é um mês de luta contra o câncer de mama e contra a falta de acesso das mulheres ao diagnóstico e ao tratamento. Ela informa que as carretas vão atender cerca de 5 mil mulheres por mês.
"Além disso, as unidades de saúde serão reforçadas para que a gente possa atender melhor e haverá uma série de mutirões, desde palestras à realização de mamografia, reconstrução mamária e vários exames, inclusive ginecológicos", destaca Zilda Cavalcanti.
Para esse atendimento, o governo de Pernambuco garante quatro carretas com equipamentos de tecnologia avançada e espaços funcionais, que vão operar como consultórios, recepção para pacientes e salas de exame.
RECIFE, AGRESTE E SERTÃO
As unidades móveis serão destinadas às quatro macrorregionais de saúde (com sede no Recife, Caruaru, Serra Talhada e Petrolina) e circularão nos municípios de cada uma delas. Entre os procedimentos disponibilizados, estão ultrassonografia das mamas, punção por agulha grossa (PAG) e consulta especializada com mastologista.
Ainda serão ofertados serviços estaduais em unidades de saúde, durante o mês de outubro, que vão ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer de mama e de colo de útero, por meio de mutirões voltados a essas linhas de cuidado.
Em algumas unidades, haverá o atendimento por meio da demanda espontânea, e, em outros, haverá o atendimento para pacientes com agendamento, reduzindo as filas de espera para procedimentos no Estado.
Os mutirões acontecerão em praticamente todas as Gerências Regionais de Saúde (Geres) e vão abranger 12 hospitais e 11 Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs).
Na lista dos procedimentos que serão realizados nos mutirões, estão exames de mamografia, papanicolau e ultrassom de mama, colposcopia, cirurgias de histerectomia e reconstrução mamária, além de consultas e outros pequenos procedimentos, de demanda espontânea e regulada.
EXAMES PREVENTIVOS
Também será feita uma ação para o cuidado das mães de pessoas neurodivergentes. Nos dias 10, 24 e 31 de outubro, serão realizadas coletas de exames citopatológicos no Laboratório da Mulher Dra. Mercês Pontes Cunha, localizado na Avenida Conde da Boa Vista, 1570, no Centro do Recife.
CONTRACEPÇÃO
No Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, será aberto um ambulatório para inserção de dispositivos intrauterinos (DIU's). O espaço atenderá espontaneamente 40 pacientes que desejam implantar o DIU. O funcionamento será toda terça-feira de outubro, sendo 10 mulheres por dia.