Veja como será a campanha de multivacinação no Grande Recife; mobilização começa neste sábado (7) para crianças e adolescentes
Entre os principais imunizantes, além da poliomielite, estão as vacinas contra hepatites, BCG, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e covid-19
A partir deste sábado (7), municípios pernambucanos estão aptos para iniciar a campanha de multivacinação do Ministério da Saúde para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.
O objetivo é atualizar as cadernetas de imunização e elevar as coberturas vacinais, a fim de reduzir o risco de reintrodução e disseminação de doenças preveníveis por vacina.
Entre os principais imunizantes, além da poliomielite, estão as vacinas contra hepatites, BCG, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e covid-19.
NA CAPITAL PERNAMBUCANA
No Recife, uma força-tarefa ofertará, neste sábado (7), 17 imunizantes em 171 salas de vacina e cinco centros de vacinação espalhados pelos oito distritos sanitários da cidade. A programação do Recife pode ser conferiada neste link: bit.ly/CampanhadeMultivacinacao.
O objetivo é aumentar a cobertura vacinal em crianças e adolescentes menores de 15 anos, atingindo a meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde (MS). Índices menores podem ocasionar o surgimento de grupos desprotegidos contra enfermidades imunopreveníveis e, com isso, elevar o risco de reintrodução de doenças já consideradas erradicadas.
Dados do Programa Municipal de Imunização (PMI) mostram taxas, em crianças até 1 ano, muito abaixo do recomendado, com quedas consecutivas desde 2018.
A pentavalente (difteria, tétano, coqueluche e hepatite B, além da bactéria responsável por infecções no nariz, meninge e garganta) saiu de 93,53% para 65,55% em 2022; a de pólio passou de 89,76% para 64,84%, e a pneumocócica (contra doenças graves causadas pela bactéria pneumococo) caiu de 96,22% para 72,09% no mesmo período.
"Em um mundo globalizado, essa janela é um risco imenso para a volta de doenças, como a poliomielite, que pode causar paralisia dos membros inferiores e até levar à morte. Por isso, estamos extremamente mobilizados para reverter esse quadro. E a adesão da população, especialmente dos pais e responsáveis, é fundamental", salienta a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.
A campanha seguirá até o dia 29 deste mês, com uma grande mobilização no Dia D, marcado para 21/10.
Ao longo de outubro, para chegar ainda mais perto do público-alvo, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) preparou um esquema especial. Durante a campanha, além das 176 salas e cinco centros de vacinação abertos das 8h às 17h durante a semana, profissionais de saúde levarão os imunizantes a 46 escolas municipais, estaduais e privadas para aplicação, previamente autorizadas pelos pais e responsáveis, nas próprias instituições de ensino.
Além disso, oito unidades de saúde estarão funcionando em horário estendido até as 21h, de segunda a sexta.
Já nos finais de semana, serão 56 postos itinerantes, das 8h às 17.
E no Dia D, a grande ação será concentrada em 171 salas de vacina, cinco centros de vacinação e oito postos volantes.
"A expectativa é contemplar ao menos 46,5 mil crianças e adolescentes ao longo da campanha, o que equivale a 15% de toda a população abaixo de 15 anos no Recife", afirma a gerente de Imunização do Recife, Nádia Carneiro.
EM JABOATÃO DOS GUARARAPES
Em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, a prefeitura também começa a campanha de multivacinação neste sábado (7), quando serão disponibilizados três pontos de vacinação para receber e proteger as crianças e adolescentes.
O Shopping Guararapes, em Piedade; a Unidade de Saúde da Família Guararapes, em Guararapes; e a Policlínica Mariinha Melo, em Vila Rica funcionarão das 8h às 16h.
Além disso, no sábado, dia 21, que é o Dia Nacional de Mobilização, conhecido como o Dia D da Multivacinação, todas as unidades de saúde do município estarão abertas das 8h às 16h.
Durante todo o período de mobilização este mês, as unidades de saúde estarão à disposição de segunda a sexta-feira, durante o horário de funcionamento, para atualizar os cartões de vacinação.
EM OLINDA
Já em Olinda, também no Grande Recife, a Campanha de Multivacinação para Crianças e Adolescentes só começará, na próxima terça-feira (10), em todas as unidades de saúde e policlínicas, como também no ponto de vacinação montado no piso térreo do Shopping Patteo, em Casa Caiada.
As unidades vão funcionar das 8h às 17h, de segunda a sexta.
No Patteo, local aberto também aos sábados, o início será às 9h por causa do horário de funcionamento do shopping.
A Secretaria de Saúde de Olinda montará três pontos estratégicos, com brincadeiras e orquestra de frevo para receber os pacientes: na USB da 5ª etapa de Rio Doce, na Policlínica São Benedito e no Shopping Patteo.
EM PAULISTA
No município de Paulista, a Pré-Campanha de Multivacinação começa, neste sábado (7), na Feira Livre de Paratibe, das 9h às 16h.
Ao longo do mês, o serviço será ofertado em todas as unidades de saúde do município, das 8h às 16h, com atualização da caderneta vacinal.