Caruaru fecha mais uma UPA e promete reformas; população teme ficar sem atendimento
É incompreensível inativar uma unidade de saúde (UPA Vassoural) para reforma, sem antes entregar a que foi fechada, em agosto de 2022 (UPA Salgado), para uma (também) requalificação
O fechamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vassoural, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, a partir desta segunda-feira (9), ocorre após a interrupção das atividades da UPA Salgado (no maior bairro da cidade), que cessou os atendimentos em agosto de 2022 e ainda segue sem previsão de reinauguração.
A Prefeitura de Caruaru informa que as unidades de saúde do bairro Vassoural passarão por reforma, iniciada pela UPA Vassoural. Os pacientes em observação na unidade serão avaliados e encaminhados, a depender do quadro clínico, para os hospitais determinados pela Central Estadual de Regulação de Leitos ou para as UPAs municipais (Rendeiras e Boa Vista).
A UPA Vassoural é fundamental na rede de média complexidade (para problemas que não são resolvidos na atenção básica) e atende cerca de 1,5 mil pacientes por mês.
Com isso, os moradores estão apreensivos e dizem que foram informados sobre o fechamento da UPA Vassoural de forma repentina.
"Sequer a população teve conhecimento que a UPA vai fechar. Soubemos pelos próprios profissionais da área", diz o comerciante Luan Oliveira.
A questão é, diante de duas grandes UPAs do município de Caruaru fechadas, o remanejamento de atendimentos será um desafio para a rede pública de saúde.
O problema é que os serviços que permanecem abertos já têm uma alta demanda. É incompreensível inativar uma unidade de saúde (UPA Vassoural) para reforma, sem antes entregar a que foi fechada, em agosto de 2022 (UPA Salgado), para uma (também) requalificação.
São unidades de saúde que cobrem uma grande população em Caruaru. Dessa maneira, as demais UPAs da cidade (Boa Vista e Rendeiras) terão dificuldade para dar conta do volume de atendimentos.
Em nota, a Secretaria de Saúde de Caruaru informa que as unidades de saúde do bairro Vassoural passarão por reforma, iniciando pela UPA Vassoural.
"Para que a obra ocorra em segurança e dentro dos prazos previstos, os atendimentos ocorrerão até 0h do domingo (8). Após isso, os pacientes em observação na unidade serão avaliados e direcionados, a depender do quadro clínico, para os hospitais determinados pela Central Estadual de Regulação de Leitos ou mesmo para as UPAs municipais (Rendeiras e Boa Vista), no caso dos que precisam aguardar a senha de liberação para um hospital regulado pelo Estado."
A secretaria acrescenta que os pacientes poderão buscar atendimento nas UPAs Estadual, Rendeiras e Boa Vista.
Já os atendimentos de urgência odontológica da UPA Vassoural serão transferidos para a UPA Rendeiras, e os atendimentos de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV) ocorrerão na UPA Boa Vista.
"A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Vassoural, que funciona no mesmo quarteirão da UPA Vassoural, também passará por obras e, após a conclusão das intervenções, as duas unidades oferecerão uma nova, mais moderna e mais adequada estrutura de saúde para a população", garantiu a Secretaria de Saúde de Caruaru, sem falar sobre a previsão para o término da requalificação.